As ondas imperfeitas, a tirania da moda e o trabalho escondido

Inicialmente, gostei da ideia. Até tenho o cabelo naturalmente ondulado, de certeza que não seria muito difícil conseguir aquelas "ondas imperfeitas" que aparecem em todo o lado. Quando isto me ocorreu, ainda não tinha constatado que elas estão em todo o lado. Mas, como me interessei pela ideia, pesquisei um pouco e, desde então, estão sempre a aparecer-me à frente. E é aqui que a moda não combina comigo: quanto mais uma coisa está "em todo o lado", menos vontade tenho de a ter. Os blusões de cabedal, por exemplo: foram uma "tendência" da estação outono/inverno e continuam em "força", mas apesar de gostar do "look", perdi qualquer vontade que podia ter de ter um, porque comecei a cruzar-me com eles "em todo o lado". Não gosto destas febres, parece que andamos todos vestidos da mesma maneira. 

Voltando às ondas, descobri que as tais "ondas imperfeitas" são tudo menos naturais. Mostrei uma série de exemplos ao meu cabeleireiro e ele garantiu-me que era tudo conseguido à custa de ferros de modelar. Fiquei cética e tentei deixar as ondas do meu cabelo ganhar vida, primeiro com um creme de modelar, depois com um gel. Não resultou. Os meus caracóis, naturais, não ficam com um aspeto de "ondas imperfeitas". Experimentei até um ferro de modelar caracóis e... nos vídeos/tutoriais parece tudo muito simples, mas fazer aquilo a mim própria não resulta. Já nem quero saber se fica bem se for outra pessoa a fazer, porque a ideia inicial era que a coisa fosse fácil, rápida e "natural". 

E eis que concluo que uma coisa "natural" me está a dar demasiado trabalho, sem quaisquer resultados. E que, de repente, estou a ser comandada pela moda. Enquanto a moda parecia inalcançável, não me chateava. Saltos muito altos, roupas muito apertadas, cabelos longos, push-ups... nada disso me apetecia. Os looks 'naturais' sim. Contudo, esta ideia, que está na moda, de que as pessoas ficam bem como um ar "natural" é absolutamente castradora. Os looks "sem esforço" que vemos nas revistas, nos sites ou nas passadeiras vermelhas são tudo menos naturais, por mais naturais que possam parecer. Tentar imitá-los apenas nos faz sentir mais impotentes do que nunca. Mas só até conseguirmos perceber que nós. sem maquilhagem e sem cabelos estilizados, somos exatamente iguais a elas. Porque o ar "natural" delas tem muito trabalho escondido. 

Sem comentários:

Enviar um comentário