WHAT' S IN YOUR CLOSET # 51 Tânia Santos (facebook.com/cru.cowork)









Não sair de casa sem um agasalho é regra de ouro para a Tânia Santos, sócia da empresa CRU, uma loja de criadores e um espaço de co-working situado no centro do Porto. A preocupação é simples e não só a percebo como a partilho: Mesmo quando está calor, há sempre a possibilidade de o dia ficar mais frio e se tornar desconfortável. Coisas de mulheres friorentas.

Tânia admite que "seria muito mais prático" deixar a roupa preparada no dia anterior mas o que acontece é que, sempre que o faz, acaba por mudar de ideias e vestir outra coisa. Encomendar roupa online não faz parte das rotinas, porque esta que é também uma das organizadoras do Mercado Mini Porto Belo gosta de ver ao vivo as peças, as cores, os acabamentos, os forros, tudo. Também prefere experimentar antes de comprar, para não sofrer desilusões. 

Claro que Tânia tem a grande vantagem de trabalhar na CRU e, como ali tem "acesso privilegiado" a marcas de que gosta muito, perde-se depois de fechar as portas da loja para experimentar tudo o que chega de novo. O resultado é que acabar por encontrar sempre peças especiais que vêm parar ao meu armário.


1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir? 
Depois de acordar penso no que vestir. Deixar a roupa preparada no dia anterior seria muito mais prático mas quando o faço acabo quase sempre por mudar de ideias e vestir outra coisa. 

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente? 
Depende do meu humor, que está estreitamente relacionado com a hora a que acordo. Se tiver de acordar cedo, o mais certo é ficar na cama até à última, atrasar-me e sair vestida de qualquer maneira, por maquilhar e por pentear. Quando tenho mais umas horas de sono, estou mais tranquila e tento compor-me um bocadinho.

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental? 
Tento nunca sair sem um agasalho. Mesmo quando está calor, temo sempre que o dia esfrie e fique desconfortável…sou friorenta.

4. Qual é o teu estilo? 
Free-style. Cada dia é um dia, cada fase é diferente da outra… Visto-me de acordo com o que me sinto. Ultimamente tenho tido mais vontade de me projetar noutros ambientes e experimentar estilos novos para mim.

5. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico? 
Cada vez seleciono mais a roupa que compro e uso e por isso acabo por ter poucas peças de roupa e ser relativamente fácil tê-las arrumadas. É possível que estejam cheias de pelo de gato e encontrá-los lá dentro a dormir em cima de uma das minhas camisolas…

6. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas? 
Não tenho ideia, penso que sou muito equilibrada nas compras. Ora preciso de sapatos, ora de saias…não acumulo um número de peças que se sobreponha a outras.

7. Como é que escolhes/compras a tua roupa? 
Como na CRU tenho acesso privilegiado a marcas de que gosto muito, depois do fecho da loja experimento TUDO o que chega de novo e acabo por encontrar sempre peças especiais que vêm parar ao meu armário.

8. Encomendas roupa online? 
Não. Gosto de ver as peças, as cores, os acabamentos, forros, enfim, tudo ao vivo. Também prefiro experimentar antes de comprar, para não sofrer desilusões.

9. Qual a tua loja preferida? 
A minha! É verdade, as minhas peças preferidas têm vindo da CRU. As marcas que temos foram escolhidas a dedo e por isso sei que sempre tenho muito por onde escolher, entre diversos estilos. Além disso tenho ainda a tentação dos acessórios, malas, joalharia de autor…tudo num só sítio! É bom para a logística e é mau para a carteira…

10. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho) 
Bem, a cada fase uma peça…umas botas AirWalk, nos anos 90. Toooda a gente tinha umas iguais, mas como foram difíceis de obter, tiveram mais valor…Um casaco comprido de malha verde, que ainda tenho para andar em casa porque se o vestir na rua pensam que ando a pedir esmola…e agora ando enamorada por uma camisa preta da Nomad, penso que a vou vestir por muitos anos, é intemporal.

11. Há alguma pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem? 
Sempre fui muito distraída quanto ao visual das pessoas. A maior parte das vezes não reparo no que vestem. Se reparasse, talvez me vestisse melhor, não nego.

12. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem? 
Não procuro assemelhar-me a ninguém, mas é certo que as pessoas que me rodeiam acabam por me influenciar num ou noutro aspecto. Acho que o meu visual, bem como a personalidade, terá tanto de minha criação como dos pequenos inputs de pessoas que estimo ou admiro.

13. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual? 
Não me recordo de nada muito embaraçoso…talvez… ter batom nos dentes, é algo que me acontece com frequência.

14. O que trazes vestido neste momento? 
Uns jeans e uma t-shirt às riscas largas azuis da LadyBug.

15. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido? 
Provavelmente estaria vestida da mesma forma mas teria o cabelo mais arranjado…

16. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas? 
O pelo de gato – definitivamente, tira a pinta a qualquer indumentária esmerada.

17. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes? 
Biquinis ou outros fatos de banho…seria sinal de mais tempo para mim e para descontrair ao sol. 

18. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Estás de preto, Tânia, não pegues nos gatos!


Sem comentários:

Enviar um comentário