Burel Factory: tradição feita modernidade


É o meu tecido preferido para o inverno desde que encontrei umas botas cujo cano é feito com ele. São quentinhas como nenhumas outras e o segredo delas é o burel. Ainda por cima o "sigilo" é bem português, porque o material é o tecido mais tradicional na indústria de lanifícios de Manteigas, Serra da Estrela.

A grande novidade é que, a partir da antiga fábrica Lanifícios Império (a tecer desde 1947), nasceu em 2010 a Burel Factory, que hoje reúne 39 cores e 16 pontos, todos inspirados na tradição e cultura portuguesas mas apresentados de forma inovadora e moderna, como se do produto mais contemporâneo e arrojado se tratasse. 

A intenção é "fazer progredir uma arte, uma tradição e um ofício", reiventando "um património à medida do presente". Na base da criação da Burel Factory esteve a intenção de por em prática um projeto sustentável, especial e único, cheio de alma e paixão, onde cada peça produzida fosse um pedaço da história do saber, de uma indústria e da sua própria história.

O projeto pretende manter vivo e reinventar o valor das riquezas da região, combinando a arte e o saber dos tecelões da vila de Manteigas com o design atual, criando peças originais, de traço contemporâneo para invadir casas, escritórios, hotéis ou empresas em forma de tapetes, almofadas, fundos de cama, bancos, revestimentos de parede, mas apostando também na área da moda, nomeadamente com mochilas e sacos.

A empresa usa máquinas e equipamentos tradicionais, "do tempo em que a indústria ainda se fazia à mão", garantindo assim a produção de tecidos únicos, diferentes e de grande qualidade. 

O burel é, na verdade, uma grande maravilha: um tecido de elevada resistência e robustez, que lhe permitem resistir à tração, rotura, pressão e luz, suportando o uso intensivo sem alterar a cor e a forma, e tornando-o ideal para aplicar em revestimentos interiores. Nesta área a Burel Factory executa, à medida, diversas soluções de revestimentos – painéis de parede, cabeceiras de cama e tapetes.

Sendo 100% lã, o burel é também um excelente isolante acústico, que reduz a reverberação do som e limita a sua propagação. É por isso que a fábrica aposta na área, produzindo uma gama de revestimentos e módulos acústicos que combina soluções criativas e eficazes na absorção do som, adequadas a espaços comerciais, escritórios, hotelaria e habitação, entre outros. O burel é também a solução ideal para organizar espaços open space, através de painéis e blocos acústicos que permitem distinguir zonas de trabalho e de tranquilidade, de zonas comuns e de circulação.


Sem comentários:

Enviar um comentário