Loreak Mendian: projetar a criatividade em peças de qualidade


Gosto tanto desta marca que é quase imperdoável que esta seja a primeira vez que falo dela. Só tenho pena dela não fazer parte do meu armário, porque em Portugal o que encontrei à venda foram sempre peças para homem e porque na loja espanhola em que descobri as fantásticas coleções femininas todos os preços eram completamente desmotivadores. No verão passado, quando lá estive e havia saldos, o único vestido da Loreak Mendian que restava e que experimentei não me servia. Uma pena, estava com um preço ótimo -   ali os saldos destas marcas são mesmo a sério, não são como em Portugal, quase só para fazer de conta. Também havia casacos, como sempre de qualidade e design excelentes, mas por valores menos simpáticos. 
Por agora está tudo em saldos na loja online da marca que tem por ambição ser uma opção diferente e uma referência em matéria de streetweare. Fugir de rótulos, da tendência pela tendência e projetar toda a sua criatividade e a sua forma de entender a vida em peças de qualidade - é este o objetivo da espanhola Loreak Mendian.

O projeto nasceu em 1995, quando Víctor Serna e Xabi Zirikiain abriram uma loja no porto de San Sebastian, no País Basco, Espanha. Xabi era um engenheiro que, até então, se dedicava a desenhar asas de aviões e tinha ficado famoso nos arredores da cidade por ter desenhado um logotipo que representava uma margarida. Víctor tinha acabado de obter o diploma em negócios e o seu espírito empreendedor impulsionou-o a tratar da comercialização do produto. Foi desta forma que, como explica o site da marca, começou uma dessas "imprudências" juvenis - criar uma marca de roupa. 

Com os anos a equipa cresceu muito, chegando às 40 pessoas. Víctor deixou a parte empresarial e desenha a coleção. À primeira loja seguiram-se outras, 13 no total. Oito estão em Espanha, duas na Austrália, uma em Paris. E o que em princípio se vendia exclusivamente em Espanha agora pode encontrar-se em Portugal, França, Itália, Grécia, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Rússia, Austrália e Japão.

Sem comentários:

Enviar um comentário