Ricardo Andrez entre os 100 melhores novos talentos do mundo







O português Ricardo Andrez é um dos 100 criadores incluidos na iniciativa 1hundred designers, desenvolvida pela plataforma Lookk.com, impulsionadora do talento de jovens criadores de todo o mundo. 

Os 100 designers mais votados serão sujeitos à avaliação de um júri. Os vencedores – eleitos por um painel presidido por Susie Bubble e Manish Arora – receberão prémios que incluem a produção e distribuição de uma colecção-cápsula, a presença no White Milan Fashion Trade Show, bem como editoriais e campanha de marketing e relações públicas e desenvolvimento de marca.

Para além do grande prémio, existem também, de acordo com a Vogue Portugal, recompensas para Best Womenswear Designer, Best Menswear Designer, Best Graduate 2011, Best Brand Identity, Digital Panel Award – em que o painel inclui bloggers como David Fischer, do Highsnobiety; Leandra Medine, do The Man Repeller; Samantha Lim, do Fashion Indie e Emily Johnston do Fashion Foi Gras – e Public Choice Prize.

Nesta fase da competição, que decorre até 30 de Novembro, o sucesso dos criadores depende exclusivamente do voto do público. A segunda fase fica a cargo do júri.

Ricardo Andrez Lava SS12 é a mais recente coleção do criador, apresentada na mais recente edição da ModaLisboa Fashion Week.

"Se eu pudesse, se ao menos pudesse, abrir um buraco na terra fresca – camadas de betão, cimento, alcatrão, borracha, corrente eléctrica, solo húmido colhido longe, sementes prontas para explodir em flor empacotadas cuidadosamente – enterrar-te os pés junto à raiz inquieta do pinheiro bravo, plantar-me ao teu lado e regar-nos ferozmente duas vezes por dia, cresceríamos, tu e eu, semelhantes aos elementos primitivos que se fizeram caldo, que se fez matéria, que se fez nós? Seria o teu pensamento, o meu movimento, mais natural? Ou surgiriam dos nossos membros inexplicáveis extensões penetrando fundo a crosta, criando o deslocamento das placas tectónicas, ferindo o manto, atingindo o núcleo com o nosso bom sentimento, a nossa inexorável doçura humana, originando catástrofe e perda? Entre o primitivo e o sublime, uma distância que se mede em polegadas – penso agora – perscrutam-se sinais de natureza e morte. Pois nada além da morte e da distância nos faz tão ardentemente produzir tapetes de relva, animais empalhados, romãs de plástico, cães eléctricos, lâmpadas que imitam a luz e calor do sol, neve sintética, cartão com cheiro a pinheiro, orvalho artificial, água do mar enfrascada ou Jardins Zoológicos. E de tudo nos cobrirmos. E deles fazermo-nos outros, tu e eu." - texto de Pedro Vaz Simões, sobre a coleção Lava de Ricardo Andrez.

Sem comentários:

Enviar um comentário