WHAT' S IN YOUR CLOSET # 48 Carolina Mendonça (www.facebook.com/catavento.shop)


Diz que anda sempre despenteada, mas eu nunca reparei em nada (e aquele pedacinho de cabelo à frente da cara na fotografia de baixo não vale como despenteado, diria que é apenas charme). Carolina Mendonça, uma das mentoras do projeto Cata-Vento, uma loja online de produtos vintage, tem um estilo descontraído invejável e um interesse fora do comum por maquilhagem. Por norma, apenas a usa quando sai à noite, apostando na pintura dos olhos e das unhas, mas isso não lhe retira o interesse pelos vários nomes de produtos, técnicas e tutoriais associados. "Better than sex”, "Honey Lust”, “Knight Divine”, “Pirate” e “Naked Lunch” são alguns dos nomes de sombras e vernizes que a conquistaram (mas mais alguém sabe o nome destas coisas?).

Apesar de tanto conhecimento e de já se ter querido vestir como a Madonna e a viúva Porcina da telenovela Roque Santeiro, mantém um estilo casual, discreto e confortável, através de peças que compra por paixão: olha para elas e percebe que vão ser felizes juntas. É, assim, uma compradora rápida e solitária. Tem um armário caótico onde existem, essencialmente, casacos e carteiras. Não resiste a capas nem a detalhes com pérolas, fitas de cetim e rendas, mas aposta mais no calçado do que em roupa.

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir? 
Demoro pouco a decidir, depois do banho consigo tempos olímpicos até ficar pronta.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente? 
Não me preocupo muito, o critério é sempre o conforto. Confesso que, em dias não rotineiros, (se tenho uma apresentação, uma reunião formal), programo com alguma antecedência. E também tenho dias maus, em que um monte de roupa nasce e cresce em cima da cama por nada ficar bem. 

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental? 
A minha maior preocupação estética é lamentar a sua inexistência, sou conhecida por andar permanentemente despenteada. Durante o dia, raramente uso maquilhagem mas quando saio à noite gosto de brincar. Adoro os nomes dos produtos e das técnicas e perceber que existem tutoriais especificos para “smokey eyes”, “twiggy lashes” ou para parecer a Audrey Hepburn no “Breakfast at Tiffany's”. Estou a usar uma máscara (o que é feito do rímel dos anos 80?) chamada “Lashgasm” e comprei a “Better than sex”, parece prometer. “Honey Lust”, “Knight Divine”, “Pirate”, “Naked Lunch” são nomes de sombras e de vernizes que conquistam o meu coração. 

4. Qual é o teu estilo? 
Sei que é a resposta mais frequente mas não consigo definir o meu estilo. Ouço muitas vezes um “vi uma camisola que era totalmente Ana Carolina” e assim percebo que tenho algumas particularidades. Uso peças discretas e confortáveis, não resisto a capas, nem a detalhes com pérolas, fitas de cetim e rendas. 

5. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico? 
Caótico. Conto com a esporádica intervenção (divina) da minha mãe para evitar desastres.

6. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas? 
Carteiras e casacos.

7. Como é que escolhes/compras a tua roupa? 
Compra passional quase sempre, olho e sei que vamos ser felizes. Sou rápida e solitária nas compras, gosto de tocar. O critério passa sempre pelo conforto por isso privilegio a qualidade materiais.

8. Encomendas roupa online? 
Sim, mas como referi anteriormente prefiro tocar e ver o corte, sou péssima em projecções 3D. Compro mais calçado do que roupa. 

9. Qual a tua loja preferida? 
Difícil escolher uma, gosto de caçar tesouros, entrar em várias e encontrar. Gosto bastante de lojas de roupa em segunda mão, tenho a minha lista de favoritas por cidades. 

10. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho) 
Umas sapatilhas, Adidas Forum Mid.

11. Há alguma pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem? 
Gosto muito de ver a minha irmã e amigas a “espalharem magia”. Gosto muito do visual Hollywood nos anos 50 e 60, por isso adoro carteiras, luvas, chapéus. 

12. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem? 
Nos anos 80 queria ser a Madonna e desejei profundamente vestir-me como a viúva Porcina do Roque Santeiro. Agora gostaria de me vestir como a Helena Nunes, uma menina que conheço e que acho que merece ser fotografada todos os dias. 

13. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual? 
Camisola do avesso com alguma regularidade. 

14. O que trazes vestido neste momento? 
Calças pretas, camisola preta, sapatilhas e uma capa. 

15. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido? 
Calças pretas, camisola preta, sapatilhas e uma capa. Tive tempo, ando a passear uma carteira linda que o meu melhor amigo me ofereceu, obrigada David. 

16. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas? 
Vou passando filtros com regularidade mas devia acabar com as peças dois ou três tamanhos acima do meu. 

17. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes? 
Vestidos e saias. 

18. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria? 
Penteia-te! 

Sem comentários:

Enviar um comentário