Pedras e Pêssegos: o design de topo volta a 06 de setembro





A montra nunca deixou de estar preenchida porque as janelas grandes da ampla loja fazem dela um autêntico expositor e os móveis, alguns peças icónicas da história do design de mobiliário de meados do século XX, nunca de lá sairam . Acontece que, ainda que se mostrasse, a loja estava fechada. Agora, a Pedras & Pêssegos vai reabrir, a 7 de Setembro, ainda na Praça Coronel Pacheco, no Porto, ainda e sempre especializada no mobiliário escandinavo dos anos 40 a 70.

A loja foi a primeira do género a abrir em Portugal, em 1998, muito, mas mesmo muito antes de se generalizar o interesse pelo design, pelo design de mobiliário e pelo que é antigo, valioso, resistente, feito para durar. Instalado no edifício de uma antiga topografia, o espaço foi transformado numa loja permanente para mostrar e vender uma coleção variada de peças de mobiliário de meados do século XX com um design moderno de excelência.

O talento de Jaime Xavier, o responsável do projeto, foi conseguir transformar os 1.500 metros quadrados do espaço numa caixa de tesouros onde se destacavam peças icónicas que inspiraram quase todos os designer e arquitetos modernos. Mesmo que o objetivo não seja comprar, a Pedras & Pêssegos é quase um museu que se pode visitar para conhecer o que de mais importante se fez no desenho de mobiliário.

Sem comentários:

Enviar um comentário