WHAT' S IN YOUR CLOSET # 38 Mãe que Capotou (apanhadanacurva.blogspot.pt)


Ela diz que arrumou o armário para as fotos que deviam acompanhar esta entrevista, mas não chegou a enviá-las. Insisti muito. E ela, que até se afirma no blog Kapput 2.0 como "muito provavelmente a única blogger portuguesa com foto de perfil em biquíni sem photoshop", também. Resumindo: não enviou fotos nenhumas, teimou que ninguém tinha nada a aprender com ela no que respeita à moda ou ao estilo. É mentira. Toda a gente tem qualquer coisa a aprender com os outros, e ela ainda por cima tem ideias firmes sobre tudo. Incluindo sobre o que veste. "Usa o que vestes para dizer o que és" é o conselho de estilo que Carla Rodrigues, a  Mãe que Capotou nos deixa.

Define-se como "anti-senhora" e se isto não é uma afirmação de estilo e personalidade, não sei o que é. Foi precisamente por respostas como esta que decidi não deixar de publicar a entrevista, mesmo sem as imagens. "Estou em guerra aberta permanente com os sapatos de salto alto, as unhas pintadas, as meias de vidro, a depilação das sobrancelhas, a maquilhagem em geral e os conjuntos compostinhos. Não percebo porque é que o trabalho e a complicação são encarados como mais bonitos do que o natural e o que deixa fluir", avisa esta portuguesa a residir em França.

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir? 
Quando é a hora de sair de casa. Depois confirmo no grande espelho do hall de entrada do prédio se a experiência correu bem. Vale para as cores, a coordenação das peças e, infelizmente, para a meteorologia. Na maior parte das vezes passo frio, sou muito optimista.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente? 
Não posso dizer que me preocupo, mas penso nisso. 

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental? 
Nunca me maquilho, nem pinto as unhas, nem considero nenhuma peça de roupa fundamental, como disse ali em cima, às vezes esqueço-me do casaco e depois passo frio. Mas, confesso que o meu cabelo me inquieta. O que não quer dizer que saiba o que fazer com esta inquietação.

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Quando me lembro, ponho um creme hidratante na cara e creme no cabelo, que precisa sempre de alguma coisa.

5. Qual é o teu estilo? 
Anti-senhora. Estou em guerra aberta permanente com os sapatos de salto alto, as unhas pintadas, as meias de vidro, a depilação das sobrancelhas, a maquilhagem em geral e os conjuntos compostinhos. Não percebo porque é que o trabalho e a complicação são encarados como mais bonitos do que o natural e o que deixa fluir.

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Agora que o arrumei para as fotos, parece-me muito bem. Mas normalmente é desarrumado.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas? 
Vestidos de cintura descaída, acho eu.

8. Como escolhes/compras a tua roupa? 
Com algum sofrimento. A única coisa que não me importo de comprar são as calças de ganga, porque é sempre na mesma loja, a mesma cor preta ou azul escura e o mesmo feitio - "Curvy". De resto, normalmente, é muito difícil, porque quando vou às compras é porque algo que tinha se estragou e precisa de ser substituído e ando à procura de algo que se pareça com a peça antiga. E quero encontrar tudo em menos de 10 minutos, que é a altura em que começo a ficar muito, muito farta. Esta mania das modas sempre a mudar, não facilita nada a vida de alguém como eu. Depois, também escolho de acordo com as condições em que foi fabricado. Procuro marcas de roupa éticas e ecológicas.

9. Encomendas roupa online?
Não, acredito que tenho um corpo atípico que não se presta a esse tipo de facilidades, infelizmente.

10. Qual a tua loja preferida?
Não tenho, mas gostava muito de encontrar uma que tivesse a mesma roupa que tenho no armário, mas em bom estado e com a garantia de ter sido feita de forma ética e ecológica. Tenho andado à procura de informação de como as roupas são feitas e tem sido muito difícil satisfazer esta "estranha" curiosidade. Existem muitos argumentos para nos explicarem que uma determinada peça é o ideal para a nossa imagem, mas quase nenhum para nos convencer que é o ideal para a nossa consciência ecológica ou humana. Não é fácil vestir-se e dormir descansada nos dias que correm.

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Tenho várias peças preferidas, o meu coração é muito grande. A maior parte, morre de velho. Mas, verdade seja dita, não demoro muito tempo a destruir roupas e sapatos, não sei estimar as coisas. Já tentei comprar mais caro, de melhor qualidade, mas não adianta. O que gosto, uso muito, esqueço-me de alternar e nem sempre cuido como devia ser. Este ano, por exemplo, enterrei, com muita pena minha, umas botas doc Martens cinzentas, cheias de buracos do sal que se mete nos passeios quando neva. 

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Gosto muito no visual da saga "Guerra das estrelas".

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem? 
Na adolescência, talvez. Lembro-me de ter comprado umas calças de ganga brancas como as do Dave Gahan, por causa do documentário 101. 

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Vou várias vezes pôr a minha filha à escola em pijama, mas com um casaco por cima e com botas da tropa - calma, mantenho um minimo de dignidade e compostura.

15. O que trazes vestido neste momento? 
Calças de ganga pretas, botas cremes, t-shirt de manga curta cinzenta clara (vou passar frio) e quando sair à rua vou ter que vestir a minha gabardine porque está a chover outra vez !

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Se fosse um dia perfeito - sejamos honestas, eu sei que este é um blogue de moda, mas... - se fosse um dia perfeito, com tudo o que preciso, o que teria vestido não seria, de todo, importante.

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas? 
Agora que o arrumei, por causa desta entrevista, não mexo em mais nada durante 3 anos. 

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Roupa que tenha sido feito eticamente. Aliás, este vai ser o grande desafio para as próximas compras, descobrir onde comprar tendo a certeza que as condições de trabalho são justas. Pode dar-se a ocorrência de me encontrar nua na rua nos próximos anos.

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro? 
Ia visitar Cracóvia (mas levava o namorado, que também é uma forma de gastar dinheiro só em mim).

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria? 
Usa o que vestes para dizer o que és.

4 comentários:

  1. curto imenso a carla :DD
    há aqui algumas respostas que convergem com o meu modus operandi, ter estilo, por vezes é uma seca. creio que cada vez se torna mais dificil e pensoso comprar roupas, renovar as gavetas, porque tudo cheira a "negociatas", a caves escuras, também não me agrada, no entanto ainda não consegui encontrar alternativas que me cativem. que tal um post sobre isso?

    ResponderEliminar
  2. um post sobre alternativas que nos possam cativar? ou sobre os lugares comuns em que toda a gente compra roupas, Sofia?

    ResponderEliminar
  3. Creio que o que mais interesse me suscita é a marca alternativa à massa. Quais são elas e o que fazem? O que as torna apetecíveis e mais amigas da ética?
    :)

    ResponderEliminar
  4. entro hoje de férias, mas se não for nos próximos dias, tentarei dar resposta à tua dúvida quando regressar. entretanto, aceitam-se sugestões e contributos.

    ResponderEliminar