WHAT' S IN YOUR CLOSET # 23 Inês Caleiro (www.guava.pt)



Ser designer de sapatos leva-a a ter uma preocupação acrescida com o que usa nos pés, mas sempre foi assim. Inês Caleiro, fundadora da Guava, assegura não ser vítima das suas criações e está longe de se proibir usar outras marcas que não sejam a do calçado que lhe sai da cabeça. Admite, contudo, que usa sobretudo calçado da etiqueta que lançou e que já faz sucesso internacional. Porque gosta do desenho e porque ele é feito à sua imagem.

Para além da Guava, a Finsk (pela criatividade) e  a Tom's (pelo conceito sustentável) são as marcas de sapatos que Inês admira e gostava de ter no armário "bastante arrumado" onde o calçado é o artigo que existe em maior número. O estilo de Inês fica entre o casual chique quando se justifica e o urban casual do dia-a-dia. A distinção relaciona-se com a preocupação que a criadora tem com o que veste. Não se trata de vaidade. É uma questão de dar o "impulso certo de energia" ao dia que vai enfrentar.

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Normalmente no dia anterior à noite já estou a pensar no que vou vestir e combinar para o dia a seguir. Gosto de planificar o meu dia de trabalho com o que vou vestir, ajuda-me a criar um estado de espirito e preparação para o dia que se aproxima.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Sim preocupo-me, acho interessante a possibilidade de analisar o que o dia se pode tornar com aquilo que temos vestido. Dar o impulso certo de energia através do que visto ajuda-me a ter a postura certa para o resto do dia.

3. Os sapatos são uma preocupação acrescida? Ou ser designer de sapatos não implica andar impecavelmente calçada?
Esta pergunta é bastante interessante e pertinente. Ser designer de sapatos faz-me ter realmente uma preocupação acrescida em como estou calçada. Mas sempre tive essa preocupação em relação ao calçado porque acho que é no calçado e nos acessórios que o nosso outfit fica completo e composto.

4. Usas sempre calçado da Guava? Ou nunca?
Não sou uma vítima do que crio. Uso essencialmente Guava porque obviamente gosto do que desenho, mas também porque são desenhados à minha imagem. Obviamente também o faço por razões de trabalho, pois ninguém como nós, os criadores, para melhor promovermos o que criamos. Calço outras marcas quando procuro calçar algo que na Guava não tenha. Acima de tudo acho importante a diversificação, não faria sentido para mim ser radical ao ponto de me proibir de usar marcas que não a minha, não seria natural!

5. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Creio que um pouco de ambas, não sou obcecada por maquilhagem mas procuro sempre ter o toque essencial de maquilhagem que não dispenso diariamente. E também é importante não me esquecer de peças essenciais que compõem o look ou que vão fazer falta durante o dia, como luvas, lenço para pescoço, etc.

6. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Sim, é importante cuidar e enaltecer! 

7. Qual é o teu estilo?
Sou um "in between" o casual chic quando assim se justifica, e um urban casual na maioria do meu dia a dia.

8. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Bastante arrumado.

9. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Sapatos. :)

10. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Normalmente procuro ir direta ao que preciso. E gosto de não pensar muito, ser surpreendida pelo que vejo na loja. Se vou fixada para alguma peça com determinada forma ou cor, acabo por nunca encontrar, e nunca comprar nada.

11. Encomendas roupa e/ou calçado online?
Sim compro bastante roupa online, essencialmente por falta de tempo e por gostar do conforto que isso me oferece.

12. Qual a tua loja preferida?
Não tenho uma loja preferida. Gosto de lojas multimarca, lojas de rua, encontrar artigos de criadores nacionais. Gosto de ter peças que poucos vão ter igual. A escolher optaria por Urban Outfitters ou Anthropologie.

12. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Creio que o meu casaco de Inverno. Tenho dificuldade em encontrar casacos que goste, mas quando gosto, sem dúvida que perdura durante os anos.

13. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Gosto da versatilidade da Kate Middleton.

14. Para além da Guava, qual a marca de sapatos que mais admiras e gostavas de ter no teu armário? Porquê?
Admiro a criatividade da marca Finsk e o conceito sustentável da Tom's.

15. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Creio que tive uma fase em que acompanhava o que a Charlize Theron vestia, adoro a simplicidade glamorosa que ela tem.

16. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Por acaso AINDA não me aconteceu nenhum peripécia desta natureza. :)

17. O que trazes vestido neste momento? 
Skinny Jeans com uma camisola de lã bem larga Beje.

18. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Um vestido. 

19. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Peças de roupa que já não uso ou não servem mas que me recuso a retirar do armário porque marcaram a minha vida em algum momento ou porque, quem sabe, um dia se tornam peças vintage.

20. O que devias usar mais vezes, mas não usas?
Chapéus. 

21. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro?
Mil euros bem organizados servem para bastantes coisas. Creio que uma das boas formas de usarmos dinheiro em nós é quando o usamos de forma a que deixe apenas boas memórias e não com algo material. Como por exemplo pagar uma fantástica refeição com verdadeiros amigos num lugar delicioso. Mimarmo-nos com uma terapia relaxante, ou fazer uma viagem curta de dois dias para um destino onde a companhia é o mais importante. Para mim estas são as experiências mais marcantes quando gastamos dinheiro em nós.

1 comentário: