WHAT' S IN YOUR CLOSET # 22 Lia Gonçalves (www.joalhariadeautor.com)





Preocupa-se mais com a pele do que com o que veste. Já percebeu que, por trabalhar numa área que se cruza com moda, o que veste funciona como bilhete de identidade, mas é com os cremes que Lia Gonçalves se perde. Aplica-os em todo o corpo e cada zona tem um creme específico. O cabelo não é exceção e recebe mimos do shampô, da máscara, da amaciador para as pontas e do sérum para o proteger do secador. Nada que a impeça de andar com ele preso a maior parte do tempo. "Lia, devias arriscar mais no cabelo e prendê-lo menos" é, aliás, o conselho de estilo que a designer de jóias dá a si própria.

O outro é usar roupa mais colorida, mas a criadora admite que não consegue. Usa pretos, castanhos, algum verde e uma pitada de amarelo mostarda. Mais do que isso fá-la sentir-se um semáforo. Não tem paciência para compras, mas tem muitos (toneladas?) de lenços. Alguns foram usados apenas uma vez. A explicação é simples: como anda sempre a correr, não consegue pensar muito no que vai vestir e raramente acerta "à primeira", a criadora opta por lenços para camuflar as peças que usa muitas vezes. Sempre teve peças que morreram de velhas por causa do uso, mas também elimina rápido demais roupa que pensa que já não vai vestir, para depois se arrepender.


1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir? 
Normalmente levanto-me, abro o armário e olho para a roupa alguns segundos. Ao regressar da casa de banho é que faço a escolha final, mas nunca acerto à primeira.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente? 
Depende. Já tive uma época que realmente não me importava com o que vestia. Era qualquer coisa, desde que aquecesse e fosse confortável. Mas sim, há uns anos (poucos) que me preocupo e estipulo que tipo de roupa usar para determinada ocasião. Cheguei à conclusão que o que vestimos é um puco o nosso BI. Quer se goste ou não, é o que passamos nos primeiros segundos de contacto com alguém. E se o meu trabalho se cruza com a moda, ganho por me preocupar com o que visto.



3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental? 
Não sair sem maquilhagem. Realmente, não saio de casa sem ter feito todos os passos de tratamento do rosto e sem pelo menos ter aplicado rímel. 

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc? 
Bastante. Acho mesmo que sou mais preocupada com a pele do que com aquilo que visto. Porque nos dias em que fico na oficina não preciso muito de me preocupar com o que uso, mas com a pele já não é igual. Penso que este cuidado se deve uma adolescência marcada pelo acne - desde cedo tive de me preocupar com a importância de todos os passos de limpeza e tratamento do rosto, incluindo alimentação. Assim, aplico cremes em todo o corpo e para cada parte um creme específico. Relativamente ao cabelo procuro mantê-lo saudável, uso um champô e mascara para as suas características, amaciador para as pontas e um sérum para o proteger do secador. As unhas estão um pouco desanexadas desta rotina: corto-as e uso um verniz transparente. O trabalho de banca não me ajuda a ter unhas impecáveis, é uma missão impossível.

5. Qual é o teu estilo? 
Não tenho, nem gosto de me incluir em “gavetas”. Uso o que gosto e o que me faz sentir confortável, dependendo da ocasião. Mas claro, quer queira quer não, estou sempre dependente daquilo que as marcas me oferecem e com isto quero dizer que não considero ter um estilo próprio, mas sim, uma combinação entre aquilo que quero e o que as marcas (tao globalizadas) me oferecem. 

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico? 
Pequeno, não muito cheio, mais ou menos arrumado. Como é pequeno tenho de ter tudo mais ou menos organizado, não me permite despreocupar muito. A roupa tem sempre de estar nos devidos lugares, para a encontrar rapidamente. Tenho também peças dispersas pelo gavetão e troco a roupa de armário conforme a estação do ano. 

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas? 
Lenços!! Muitos. Alguns usei-os uma vez apenas. Ando sempre muito apressada com o tempo muito controlado e muitas das vezes não consigo pensar muito no que vou vestir. E também, na verdade nunca acerto à primeira, por isso os lenços ajudam imenso a camuflar aquelas peças que uso muitas e repetidas vezes…

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa? 
Compro as peças que sinto que preciso renovar. Como levo as peças sempre ao limite, casacos, camisolas, vestidos…substituo-as quando já as considero miseráveis para usar. Também compro quase sempre em saldos e outlets. Como acabo por encontrar sempre o meu número de calças compro-as mesmo sem precisar. De resto, procuro sempre aquelas peças que uso e desgasto mais: casacos e camisolas ou vestidos, dependendo da estação do ano. 

9. Encomendas roupa online? 
Não, já o fiz e não gostei . As peças ficam sempre aquém das minhas expetativas e tenho sempre de trocar. E mesmo a segunda opção nunca foi satisfatória, por isso desisti. Por muito que custe, prefiro comprar em lojas e experimentar até encontrar o que quero. 

10. Qual a tua loja preferida? 
Tenho um certo problema com marcas e não gosto de lhes fazer referência. Entro em lojas económicas e procuro aquilo que mais me agrada. E como não me pagam para as publicitar, nunca compro peças com os símbolos à vista. A verdade é que não tenho muita paciência para compras, incluindo roupa. Gosto de comprar coisas novas, mas o processo de escolher, experimentar e decidir, deixa-me aborrecida. Aliás, não consigo comprar nada acompanhada ou sentir que alguém está à minha espera. Gosto de tirar o dia e “aborrecer-me” sozinha. Desde a adolescência que me irritava e nunca entrei no "programa de amigas" na ida às compras. Nunca as entendi. Como não gosto de gastar muito dinheiro em roupa (só se for uma peça muito especifica, ou sapatos), compro quase sempre em saldos ou outlets, seja a marca ou loja que for, desde que me agrade a peça e o preço. 

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho) 
Um vestido de verão, que já se encontra em estado de desgaste profundo… Mas tive sempre uma peça de roupa que corria várias estações até “morrer de velha”, como por exemplo camisolas de lã de inverno e também outros tantos vestidos de verão. Neste momento, ando totalmente rendida a umas blusas e camisolas herdadas da minha mãe. Com este andamento vão acabar mal…


12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem? 
Não tenho qualquer tipo de referência ou pessoa que considere invejável, não porque não as haja ou não as admire, mas porque não ligo a isso para as minhas escolha. Visto-me de forma a sentir-me confortável, penso ser o mais importante. No entanto não posso deixar de referir uma senhora que admiro muito e me agrada a sua “forma de estar”, Tilda Swinton. É impossível deixar de referir o seu “estar” minimalista. Adoro todas as peças que usa. 

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem? 
Não, isso nunca aconteceu, nem no tempo de adolescente. Sempre fui muito reservada, por isso sempre gostei de me vestir como me sentia bem. 

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual? 
Sou bastante distraída e outro tanto desastrada, por isso já me sucederam várias coisas, desde camisolas ao contrário, ao típico casaco descosido nalgum lado ou o botão na casa errada…


15. O que trazes vestido neste momento? 
Como estou na oficina, uso uma roupa mais confortável e que possa sujar. Tenho vestidas umas calças de ganga elásticas e uma camisola de malha polar preta. 

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido? 
Se tivesse tempo para tudo, é porque teria tempo para descansar, por isso optaria por ficar em casa de pijama. 

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas? 
Acho que elimino demais, por isso gostava de inverter o que faço. Deveria perder a mania de me livrar tão rapidamente de roupa que penso que já não vou vestir, para depois não me arrepender. 

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes? 
Roupa mais colorida. Deveria ter, mas não consigo. Sou muito monocromática, uso preto e castanho, algum verde e um amarelo mostarda aqui e ali. Sou muito reservada, roupa de cor faz-me sentir um semáforo. 

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro? 
Provavelmente não usaria em mim. Gastaria em muito material para fazer aquilo que realmente gosto. Sinto-me muito mais confortável a criar algo que irá servir para os outros do que para mim própria. 

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria? 
Lia, devias arriscar mais no cabelo e prendê-lo menos! 



Sem comentários:

Enviar um comentário