WHAT' S IN YOUR CLOSET # 20 Daniela Duarte (daniela .)







Não se preocupa com o que veste, diverte-se a coordenar as peças. Mas os amuletos, esse sim, podem ser motivo de grande aflição para a Daniela Duarte. A designer de moda criadora da marca daniela ponto final (daniela .) não consegue sair de casa sem brincos ou relógio e não lhe passa pela cabeça não usar uma pulseira entrançada em cobre que o pai deu à mãe e um anel que a mãe lhe deu e que usa sempre, desde os  15 anos. Os talismãs são levados a sério e Daniela já teve de voltar atrás quando saía para uma viagem porque se esqueceu do anel.

A designer que praticamente só veste o que faz também só sai de casa com máscara nas pestanas e raramente tem as unhas por pintar. O cabelo não é grande preocupação no momento porque o rapou há pouco tempo. O estilo é bastante casual porque Daniela gosta é de se sentir confortável. Não consegue usar saltos (haja alguém que me entenda) e dar um toque vintage ao look final. Não admira, por isso, que a sua loja preferida seja o armário da avó.

Os sapatos (rasos ou sapatilhos) são as peças em maior número no armário e com eles a criadora mantem uma relação emocional - só se desfaz deles quando estão mesmo muito velhinhos e não há um sapateiro milagreiro que os consiga recuperar. Com o resto do closet a relação é semelhante: não há nenhuma peça a eliminar do guarda-roupa porque Daniela pensa que as irá usar todas, um dia.



1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Normalmente, quando acordo e imediatamente a seguir, no banho...

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Não posso dizer que é a minha maior preocupação, mas divirto-me a coordenar as peças.

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Não consigo sair de casa sem brincos ou relógio, e sem os meus "amuletos", vou chamar-lhes assim. Ando sempre com uma pulseira entrançada em cobre que o meu pai deu à minha mãe e um anel que a minha mãe me deu e que uso sempre desde os meus 15 anos... Já tive que voltar atrás quando saía para uma viagem porque me esqueci dele na mesinha de cabeceira!

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Não consigo sair de casa sem máscara nas pestanas e raramente tenho as unhas por pintar. Rapei o cabelo há relativamente pouco tempo, e por isso, não me preocupo com essa parte para já.

5. Qual é o teu estilo?
Sou bastante casual, principalmente gosto de me sentir confortável! Não consigo usar saltos e adoro misturar o vintage no look final...

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
No caos que é o meu guarda-roupa, entre armário, charriot e estante para calçado, consigo ter tudo organizado para encontrar o que preciso no dia-a-dia.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Provavelmente são os sapatinhos, acho que já passei os 70 pares...

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Sou suspeita para responder a isto, uma vez que visto o meu trabalho... se preciso de alguma peça para alguma situação em particular e tendo disponibilidade para a fazer, não procuro outra solução...Quando compro alguma coisa, normalmente peças mais básicas, não consigo evitar a curiosidade na matéria-prima, local de fabrico, preço final...

9. Encomendas roupa online?
Normalmente não, porque uso o que faço e quando compro alguma coisa é para dar resposta a alguma "emergência"... Não ando muito tempo a namorar uma peça, sou mais de impulso e comprar no momento para poder usar logo a seguir.

10. Qual a tua loja preferida?
Adoro lojas de roupa vintage, mas principalmente, o armário da minha avó, costumo dizer que vou muito à "loja da velhinha".

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Tenho uma relação emocional com os meus sapatinhos todos, só me desfaço deles quando estão mesmo muito velhinhos e não há um sapateiro milagreiro que os consiga recuperar.

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Não gostava de ser como ninguém, sou eu mesma, daniela. ponto final :)

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Que me lembre, penso que não... vou construindo o meu guarda-roupa à medida que vou vivendo e adquirindo novas experiências, tudo para mim é informação e absorvo as minhas influências...

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Os botões da camisa ou do casaco mal abotoados...

15. O que trazes vestido neste momento? 
Uma saia de malha com padrão vintage, uma camisola roxa e um casaco de malha verde, nos meus tons da saia, uns collants pretos opacos e uns ténis nike 

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Provavelmente a mesma coisa, comprei a saia há poucos dias e queria muito vesti-la...

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Acho que nada...enquanto me servir, penso sempre que irei usar um dia, tenho peças com muitos anos, algumas mais velhas do que eu, e guardo-as com carinho, porque fazem-me criar personagens e histórias quando as uso.

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Vestidos, no verão...

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro?
Não faço ideia, sou muito de coração, pouco racional quando me apaixono por alguma coisa e para o bem ou para o mal, vou pelo impulso...

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Voltar a rapar o cabelo ou deixar crescer?

Sem comentários:

Enviar um comentário