WHAT' S IN YOUR CLOSET # 17 Ana Bacalhau (deolinda.com.pt)

"Aceita as tuas pequenas imperfeições físicas e acarinha-as. São elas que te tornam única e irrepetível. Há lá coisa mais estilosa do que sentirmo-nos bem na nossa pele?". É este o conselho de estilo que Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, dá a ela própria nesta entrevista à Divine Shape. A cantora que despertou uma geração que vive à rasca a quem ninguém parecia dar importância e acabou para levar para a ruas velhos e novos na manifestação de 12 de março de 2011 preocupa-se com o que veste e é raro chegar a armário sem um plano definido. Ainda assim, diz não gostar de passar demasiado tempo a alindar-se, porque o look "natural" é o que lhe fica melhor.

A vocalista do grupo que transformou em sucessos muitas outras músicas que fizeram sucesso é ligeiramente distraída: já andou por aí com camisolas do avesso e viradas de trás para a frente. E de braguilha aberta. Antes de sair de casa,  preocupa-se, sobretudo, com os acessórios. Se não levar nenhum, é como se estivesse despida. Ana Bacalhau não sabe qual é o seu estilo, porque depende dos dias e do humor. Desportiva é que não, de resto vai quase tudo: rock, romântica,  minimalista. Acha que devia vestir mais saias no Inverno, mas tem preguiça de vestir collants.

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Depende. Se tiver alguma coisa de importante marcada para esse dia, geralmente, penso nisso no dia anterior, para ter tudo preparado. Vejo se a roupa está bem passada, penso nos acessórios e maquilhagem... Caso não tenha nada de especial marcado, penso na roupa que vou vestir no próprio dia, dependendo da temperatura e do meu estado de espírito.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Sim, preocupo-me com o que visto. Raramente chego ao armário sem um plano definido...

3. Qual a principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada? Ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Primeiro, desde há muito tempo que sou apaixonada por acessórios, pelo que, se saio de casa sem um anel, um fio, uns brincos, sinto quase como se me tivesse esquecido de vestir as calças... Depois, o normal. Dou uma olhadela ao espelho para ver se estou minimamente apresentável, se o cabelo não está num daqueles dias difíceis,...

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Eu sou muito low-maintenance. Não gosto de gastar demasiado tempo a alindar-me. Até porque, por mais que tenha tentado, o look natural é o que me fica melhor. Do que mais gosto é de sair de casa de cara lavada, com o cabelo bem escovado e a pele bem tratada. Para isso (porque o look natural implica alguns cuidados básicos), preocupo-me em seguir uma dieta equilibrada e saudável e usar um bom creme e champô para ter a pele bem cuidada e os cabelos o menos temperamentais possível.

5. Qual é o teu estilo?
Não faço a mínima ideia. Depende do humor. Há dias em que me dá para o rock. Outros dias, para o romântico. Noutros, para o minimalista. Tenho apenas a certeza do que não resulta em mim. O estilo desportivo não é, definitivamente, a minha praia.

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Cheio, bem cheio. Algo arrumado. Não chego a ter as peças separadas por cor, mas sei sempre onde está cada peça.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Diria acessórios e sapatos. A seguir, casacos (sou muito friorenta, por isso, já que tenho de ter sempre um casaco vestido, ao menos que haja muito por onde escolher!).

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Das duas, uma. Ou preciso de uma determinada peça e vou à procura dela, ou me dão aquelas vontades de ir às compras para ver as novas coleções, aproveitar os saldos, experimentar coisas diferentes. Caso compre numa loja física, experimento sempre. Quando compro pela internet, tenho o cuidado de comprar apenas aquilo que sei que me poderá ficar bem.

9. Encomendas roupa online?
Sim, muito. 

10. Qual a tua loja preferida?
Recentemente, comecei a trabalhar com o Ricardo Preto. É ele quem me veste, dentro e fora do palco e admiro muito o seu trabalho em nome próprio e com a Meam. Depois, gosto da Net-a-Porter, para ver tendências e saldos.

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Quando tinha 18 anos fui descobrir umas calças à boca-de-sino que o meu pai usou nos anos 70. Imediatamente as raptei e as usei até que a ganga caiu de velha. Tinha umas Doc Martens bem grunge que usei durante anos a fio. Foram comigo ao primeiro concerto dos Pearl Jam em Portugal, em 1996, no qual  quase toquei no Eddie Vedder, quando ele fez stage diving. Infelizmente, num ato de estupidez aguda, quando saí de casa dos meus pais, deitei-as fora. 

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Quando era mais nova, queria ser a Janis Joplin. Tirando o casaco de peles (sou contra o uso de peles verdadeiras), adoro tudo o que ela usava, dos mules, aos óculos estilo "granny", dos anéis e pulseiras, às calças de veludo ou cetim.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Sim, tentei vestir-me a la Joplin durante alguns anos. Passou-me quando tive de arranjar emprego... 

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Já saí de casa com camisolas do avesso e viradas de trás para a frente. Também já andei por aí com a braguilha aberta. Por vezes sonho que me esqueci dos sapatos, mas nunca me aconteceu estando acordada...

15. O que trazes vestido neste momento? 
Umas calças pretas justas, uma camisola de lã comprida e umas botas biker.

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Uma t-shirt branca, umas calças pretas, umas sabrinas e um montão de acessórios giros.

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Tudo o que não me fique bem, compras de impulso, coisas velhas e que já não uso.

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Saias, no Inverno. A preguiça de vestir collants...

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro?
Entro num spa de manhã e só saio de lá à noite! De preferência num sítio com uma vista bonita.

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Aceita as tuas pequenas imperfeições físicas e acarinha-as. São elas que te tornam única e irrepetível. Há lá coisa mais estilosa do que sentirmo-nos bem na nossa pele?


P.S.  A data da publicação desta entrevista foi escolhida ao acaso mas veio mesmo a calhar, porque hoje é o Dia da Mulher e a Ana Bacalhau participou na música One Woman, em conjunto com 20 mulheres e homens de todo o mundo, a convite da ONU, não só para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas para alertar para a violência (física e psicológica) exercida sobre mulheres. 

Sem comentários:

Enviar um comentário