Malas que combinam com tudo e uma reflexão sobre o mundo





Estas Invisibags são uma das mais recentes novidades do Atelier AYD. Versatilidade e multi-tarefas são os conceitos que importam nestas malas transparentes desenhadas para que se pudesse carregar tudo numa carteira sem ter a preocupação de saber se ela combina com os sapatos, explica o site da Fab. No que a mim me diz respeito, não sou grande adepta de carteiras que mostrem as tralhas que enfio lá para dentro, mas agrada-me a ideia de uma coisa que combine com tudo (sapatos e não só).

O projeto do atelier é bem mais vasto e envolve uma reflexão sobre as influências da Arte, da Arquitetura e do Design, preocupações ecológicas e conceitos virados do avesso. Ao mesmo tempo, tentam contrariar o trabalho baseado em tendências temporárias, em vez de serem apoiadas em soluções racionais e originais. 

Fundado por um arquiteto e uma artista, o Atelier AYD desenvolve trabalhos em todos os campos da Arte e do Design. A missão do projeto é integrar ambas as áreas nos dias rápidos mas preciosos da vida casual, sem esquecer a consciência ecológica. O trabalho não é fácil e na descrição feita pelo atelier no Facebook explica-se que num "ambiente caótico com muitos diferentes fatores externos ligados à Arte e à Arquitetura, a AYD é uma espécie de oficina fundada por quem ainda procura a permanência das suas linhas."

Alper e Yegane J. Dilek são os responsáveis pelo atelier, onde prosseguem os seus próprios estudos na arquitetura, arte, restauração, design de interiores para têxtil e design de moda. Os mentores do projeto explicam que vivemos numa era que pode ser considerada "uma espécie de período de transição", no qual, a cada momento, se pode observar um contraste e contradição profundos sobre a forma como os conceitos de bem e mal, verdadeiro e errado, foram virados de pernas para o ar. Ao mesmo tempo, a velocidade da vida das pessoas aumenta e os recursos naturais são gradualmente reduzidos. 

Porque a Arte e a Arquitetura são inevitavelmente influenciados por tudo isto, os profissionais das suas áreas são obrigados a usar imagens baseadas em tendências temporárias, em vez de soluções racionais e originais. Numa altura em que cresce a influência da arquitetura, da arte e do design junto das pessoas, Alper e Yegane J. Dilek defendem que a permanência só será possível quando for resolvida a relação entre diversos conceitos e tensões: comportamento humano, natureza, ambiente tecnológico, estética, flexibilidade e capacidade de continuidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário