Jóias e artes de Pedro Sequeira de volta à Shibuichi







Foi na Shibuichi, em Leça da Palmeira, que descobri e me apaixonei por joalharia contemporânea. Tanto, que fazia visitas regulares à única galeria de joalharia contemporânea que conhecia na altura, só para ver as novidades. Também tive direito a alguns presentes comprados ali, como a aliança que se vê na fotografia e dois pares de brincos (três, que uma vez a Isabel ofereceu-me um pelo Natal) que ainda hoje os meus preferidos.

O espaço fechou, transformou-se em site e depois desapareceu, mas agora um dos fundadores, Pedro Sequeira, decidiu dar vida nova ao primeiro espaço da extinta Galeria Shibuichi, no Paço da Boa Nova, em Leça. 

O estúdio/loja do criativo pretende dar continuidade à tradição de expor joalharia contemporânea, adicionando-lhe outros campos disciplinares como fotografia, desenho, objecto ou escultura, que são também as áreas artísticas nas quais Pedro Sequeira se move atualmente.

A ideia, contudo, não é apenas expor. As peças de joalharia contemporânea, desenhos, impressões, fotografia, objectos ou os livros editados pelo artista estão à venda. Também será possível encomendar projetos, com base em ideias e materiais específicos escolhidos pelos clientes, ou que resultem de uma proposta conjunta entre o designer e o comprador.

A intenção de Pedro Sequeira foi abrir um estúdio num espaço acessível a um público interessado e que permita o seu acesso à produção do artista sem recorrer a mediadores.

Pedro Sequeira insiste que não é designer, apesar de fazer projectos para terceiros e de ter desenhado o seu website. Mas não é essa a sua formação, prefere ser visto como um criativo. Para explicar a diferença, usa como exemplo o meu anel da fotografia, da sua autoria: "Não desenhei aquela peça, fi-la por experimentação com o material. Isto é muito mais que o exercício de desenhar ou dar instruções para tal".
O espaço está aberto de terça a domingo, incluindo feriados, entre as 10h e as 20h. Ou em qualquer outro horário, através de marcação por telefone.

Fundada pelos irmãos Isabel e Pedro Sequeira, a galeria Shibuichi abriu em 2001, fechando sete anos mais tarde. Nesse período, Pedro Sequeira esteve a estudar em Munique, Alemanha. Regressou ao Porto para estudar outras matérias e agora regressa ao ponto de origem.

A Shibuichi situa-se na Rua Luisa Neto Jorge, lj 275H, em Leça da Palmeira. (GPS: Lat. 41.2008641 Long. -8.7052532)

Sem comentários:

Enviar um comentário