Samurai: roupa e jóias para "vestir"



 


Da união do trabalho de duas designers portuguesas conceituadas internacionalmente em áreas distintas resultou uma combinação bastante interessante: "Samurai", uma proposta de roupas e jóias "vestíveis" para o Outono/Inverno de 2012/2013, que junta as criações da marca de moda saymyname e da designer de joalharia Olga Noronha. Eu "amei" a pulseira em forma de cubo!

Catarina Serqueira, criadora da saymyname, participou pela primeira vez "a solo" na Moda Lisboa em 2011, com um desfile de apresentação da coleção primavera/verão de 2012. Nesse ano, a marca portuguesa de moda criada em 2007 iniciou representações na Ásia e no Médio Oriente, através de um showroom que ainda mantêm em Hong Kong. A saymyname participou ainda, em 2011 na feira de moda Rendez-Vous FEMME e na feira de textêis e peles do Báltico, na Lituania. Em 2009, a marca já tinha estado nas feiras de moda Margin London e Prêt-a-Porter, em Shibuya, no Japão.

A carreira da designer de moda formada na Gudi Fashion School desde 1995 começou como assistente criativa e gerente de produção de duas marcas francesas: a Lady Soul e a Home Core. Em 1999, Catarina começou um percuso de dez anos de trabalho com o designer portugues Luís Buchinho. A designer desempenhou ainda funções de estilista para os desfiles de moda de Buchinho e de Elisabeth Teixeira em eventos como o Portugal Fashion e a Moda Lisboa.

Olga Noronha é uma designer de jóias de 21 anos, que estuda em Londres e tem dado nas vistas em Portugal e no Reino Unido. A jovem explora as relações entre corpos, atitudes e o meio envolvente, tanto na óptica do utilizador dos objetos como na perspetiva de quem os vê. Provocação é o nome do meio da designer, cujas jóias parecem mais apropriadas para "vestir" do que simplesmente para "usar".

As suas criações nunca são meros ornamentos, mas peças de arte que celebram o casamento entre a robustez mecânica e a anatomia delicada. Explorando e desafiando constantemente a relação de interatividade, a designer ilustra a ligação entre ver e ser visto. A expectativa é de que ninguém fique indiferente perante o seu trabalho. Qualquer reação (boa ou má) é melhor do que nada.


The Portuguese brand saymyname was created by Catarina Sequeira, fashion designer with a degree on Gudi Fashion school since 1995. She began his career with Lady Soul and Homecore, both French brands as creative assistant and manager production until 1999. After that, were 10 years worked with Portuguese fashion designer Luis Buchinho as is creative assistant, manager production and distribution. She also worked as stylist for luis Buchinho and Elisabeth Teixeira fashion shows in organizations such as Portugal Fashion and ModaLisboa (Portugal fashion shows). In 2011 she begins Asian and Middle East Representation through showroom and press office Runway Workshop Company, participates in Rendez-Vous FEMME trade show-Paris, Baltic textile Leather-Lithuania and, for the firts time, presents a fashion show at Lisbon Fashion week.

Olga Noronha, a 21 years old jewellery designer, has been relentlessly examining the relationship between bodies, attitudes and surroundings, both in the wearer’s and the audience’s points of view. Olga’s creations are never mere ornaments, but are art pieces that celebrate the marriage of sturdy mechanics and delicate anatomies. Constantly challenging and exploring the relationship of interactivity, Olga illustrates the connection between ‘to see’ and ‘to be seen’. Wishing people not to be apathetictowards her work, whatever the reaction – good or bad, Olga welcomes doubts for they may lead to surprise. “

Sem comentários:

Enviar um comentário