OUT OF MY BOX: My wedding shoes

Estas Melissa Campana Zig Zag brancas foram os sapatos do meu casamento. Pronto, não foi um casamento, foi mais um vamos-viver-juntos-portanto-vamos-festejar. Entretanto o meu filho nasceu e elas deixaram de me servir porque os meus pés cresceram, ou alargaram, ou lá o que foi, e o meu calçado antigo continua no armário à espera que o meu corpo mingue (será?) 

These Melissa Campana Zig Zag were my wedding shoes. Sorry, my lets-live-together-party shoes. After my son was born they no longer fit me, because my feet grew...

Aprende a promover a tua imagem

As FashionThinkers e Álvaro Dols promovem no dia 5 de outubro o workshop "Personal Branding & Image", destinado a jovens talentos da área da moda que queiram aprender a promover-se.  Dar ferramentas para a construção de uma marca e de uma estratégia e para a comunicação com jornalistas é o objetivo da iniciativa. A inscrição (30 euros) pode ser feita até 4 de outubro (workshops@getsetfestival.com).

Irmãos Campana renovam café do Museu d' Orsay

                         Bye bye velvet, hello future

projection café campana (c) frères campana

Os irmãos Campana estão a ultimar o projeto de renovação do café do Museu d' Orsay, em Paris. A abertura está prevista para 20 de outubro, adiantou à Divine Shape a responsável das relações com a imprensa do Estudio Campana, da dupla de designers brasileiros.

Bye bye velvet, hello future pode ser o resumo da transformação que a dupla de designers brasileiros está a levar a cabo no Café de l‟Horloge. O press release do projeto, hoje divulgado, avisa para a possibilidade de "choque estético" na descoberta do novo espaço, onde já não existem sinais do tipico conforto burgês dos bistrôs parisienses. Nada de veludo vermelho, de mogno, de puxadores de bronze.

Agora, as formas orgânicas e fragmentadas de Fernando e Humberto Campanha infiltraram-se no ambiente, dominado por estruturas poderosas. Os designers cobriram a arquitetura parisiense com fio torcido, acrílico refletor e tiras de alumínio dourado, criando, como um novo Flash Gordon a chegar de um planeta distante, a imagem de um futuro que, em certos aspetos, se assemelha a um passado ancestral.

Campana brothers are ultimating the renewal of the café of Musée d' Orsay, in Paris. The works will be completed on 20 October this year. Organic and fragmented forms have infiltrated this environment, dominated by powerful structures. Now, at the Café de l‟Horloge there is no sign of the typical bourgeois comfort of Parisian bistros: no more red velvet, no more mahogany, no more brass knobs. Fernando and Humberto are covering Parisian architecture with twisted wire, reflective acrylic and strips of golden aluminium, creating, like new Flash Gordons arriving on the distant planet of Mongo, the image of a future that, in some way, resembles an ancestral past.



café de l'horloge, état actuel (c) musée d'orsay  florence lesueur.


A natureza das jóias de Joana Ribeiro

Transformar delicados elementos naturais em jóias originais é a ambição da designer Joana Ribeiro. A coleção Naturalis começou em 2009 e venceu o concurso Jovens Criadores organizado pelo CPAI (Clube Português de Artes e Ideias) e pelo IPJ (Instituto Português da Juventude). Em 2010, a Fundação de Serralves selecionou-a na Mostra POPs. Recebeu o 3º prémio na categoria Inovação no Concurso VIP Jóias 2010, com o anel Ruber Folium.
 

Anel Ruber Folium

As peças, feitos em prata com diversos materiais associados (tintas metálicas, pedras ou rocha vulcânica), podem ser encomendadas a partir do site da designer ou encontradas na IvoMaia Designers, em Santa Maria da Feira.


  

Pregadeira Frutectum Blanc
Transform delicate natural elements in original jewelery is the ambition of the designer Joana Ribeiro. Naturalis colection started in 2009 with eight rings and won de Young Creators competition. In 2010, her work was selected for the POPs by Serralves Foundation and she won the third prize Vip Jóias, on Inovation category. The jewelery can be ordered on Joana website and bought on IvoMaia Designers.

Áurea Praga - jóias e ilustrações

Joalharia, ilustração e design de comunicação são as áreas que se cruzam na vida profissional de Áurea Praga. A colecção de jóias mais emblemática da autora é a série de três anéis “I’m All Ears”, feitos a partir de personagens de ilustrações.
Em 2010 foi a vencedora do primeiro prémio no concurso Vip Jóias, na categoria Nacional Inovação e em 2011 foi seleccionada para a mostra POP’s da Fundação de Serralves.
Natural do Funchal, vive no Porto. Está a frequentar o mestrado em Design, na ESAD, sob a orientação de Katja Tshimmel. É Licenciada em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e tem uma pós-graduação em Design de Joalharia na ESAD.

As peças de joalharia de Áurea Praga são comercializadas na Bling Bling, no edifício Artes em Partes, na Nove Vidas, na Rua do Almada (ambas no Porto) e online, na loja The Golden Plague no site Etsy. As ilustrações da designer estão disponíveis nas duas lojas portuenses e a ilustração de uma parede do novo café/restaurante AIA, no espaço do Artes em Partes, é da sua autoria.

Áurea Praga working on jewellery, illustration and communication design, crossing these areas. Born in Funchal and currently lives in Porto. Master in Design at ESAD - School of Arts and Design, Matosinhos, Aurea is currently developing a project under the guidance of Katja Tschimmel. In 2010, she completed the Post Graduation in Jewellery Design at ESAD and she has a college degree in Communication Design, by Faculty of Fine Arts, University of Porto. In 2010, Aurea won the first prize Vip Jóias, on the National Innovation category and in 2011 was selected for the POPs by Serralves Foundation. Her contemporary jewelery are sold in OPorto (Bling Bling and Nove Vidas stores) and on Etsy.

OPorto Cycle Chic de volta ao Porto a 9 de outubro

O "OPORTO CYCLE CHIC" está de volta ao Porto no próximo dia 9 de outubro (domingo). A ideia do evento é tirar do armário a roupa mais trendy e da garagem uma bicicleta (cheia de estilo, de preferência) para um passeio chique pelas ruas da cidade. A organização é das Fashion Thinkers, que lembram que esta é uma iniciativa onde o fato de treino é proibido. O convite à participação é feito a todos os amantes de moda e de uma vida saudável: "Junta-te a nós e traz a tua merenda juntamente com tua roupa mais trendy para o passeio mais colorido da Cidade do Porto". Incrições através de info@fashionthinkers.com.

A.P.C - novas coleções homem e mulher

Um amigo designer falou-me da A.P.C, uma marca francesa, e eu fui espreitar. Chique e contemporâneo, para mulher e para homem. Descobri que a A.P.C está à venda em Portugal: no Espaço B, em Lisboa, e na Wrong Weather, no Porto (aqui só na versão masculina da marca).

Adorei os vestidos e as sandálias, embora não goste da versão sandálias+meias apresentada na coleção. Também gostei de alguns looks masculinos.


A friend who is a designer showed me A.P.C, a french brand. Contemporary and chic, for men and women. I love the dresses, the sandals (without the socks) and some masculin looks.



Entrevista com Inês Caleiro, designer da Guava

"O interesse pelos sapatos surgiu sem eu me aperceber"


Trabalhou em joalharia e mobiliário em Londres e nos Estados Unidos, mas foi a paixão pelos sapatos que a trouxe de volta a Portugal, para lançar uma marca própria e desenvolver o fascínio pelas formas e conceitos geométricos. Inês Caleiro, designer da Guava, a novíssima marca de sapatos portuguesa, conta, em entrevista à Divine Shape, que o interesse pelos sapatos surgiu sem se aperceber. Foi preciso a influência da sua tutora da London College of Fashion para Inês passar dos desenhos à profissionalização. Natural de Lisboa, tem 27 anos e está empenhada em provar a qualidade do empreendedorismo made in Portugal. O projeto Guava teve início em 2010, quando a designer Inês Caleiro residia nos EUA. Antes disso tinha estado durante quatro anos em Londres, onde foi convidada para trabalhar na Jimmy Choo depois de ter sido a vencedora do "Best Student Award" na London College of Fashion. É formada em Design Gráfico (IADE, Lisboa) e em Moda e Produto (London College of Fashion). Guava (goiaba) é o fruto preferido da designer - daí o nome da marca.


Como foi trabalhar na marca Jimmy Choo? A excelência foi uma das principais influências na Jimmy Choo. Éramos uma equipa pequena e super dedicada. O requinte fazia parte da envolvência do nosso trabalho e isso foi uma excelente base e influência para o meu trabalho como designer.

Sempre pensou em trabalhar na área do calçado, ou foi uma coincidência?
Surgiu sem me aperceber. Curiosamente, desenhava muitos sapatos durante o meu processo criativo e nos meus cadernos de desenhos, mas nunca levei isso a sério. Até que, em Londres, na London College of Fashion, a minha tutora foi a principal impulsionadora e responsável pelo desenvolvimento dessa minha paixão/carisma pelo calçado.

Também fez trabalhos na área da joalharia e do mobiliário... Não a apaixonaram o suficiente? Ou pensa, no futuro, voltar a alguma destas áreas?
A joalharia esteve sempre muito presente no meu percurso. Estudei joalharia num pequeno atelier em Lisboa durante a faculdade e sempre foi a área que mais desenvolvi em termos artísticos e profissionais em Londres. A área de design de produto foi uma experiência que me fascinou e pela qual tenho, também, uma enorme paixão, uma vez que é possível desenvolver formas e conceitos geométricos que são a base de todo o meu trabalho. É possível que essas áreas venham a estar presentes no futuro da Guava.

Quando começou a pensar no projeto da marca Guava, nos EUA, pensou logo em regressar a Portugal?
Sim, fazia todo o sentido para mim estar em Portugal para começar o projeto, uma vez que temos uma excelente indústria de calçado. Era também um bom pretexto para regressar ao meu país, trazendo comigo toda a aprendizagem que bebi lá fora e implementar um projecto empreendedor 'made in Portugal'.

Não a assustou o regresso numa altura de crise?
A crise já existe em Portugal há muito tempo. Se não formos nós, jovens criativos e empreendedores, a trazer uma lufada de ar fresco ao nosso mercado económico, estaríamos todos a desistir de Portugal. Creio que ideias boas não faltam. Regressar num momento difícil é, sem dúvida, um desafio. Mas também é uma excelente oportunidade de arriscar e provar a qualidade do que se faz bem em Portugal.

Como tem sido trabalhar aqui?
Um desafio! Sempre trabalhei fora do país, e trabalhar em Portugal é uma aprendizagem constante. Para o bem e para o mal... Temos muitas arestas a limar em Portugal, quer a nivel de gestão, produção, de incentivos e exigências. Mas temos todas as ferramentas para atingir a excelência se todos trabalharmos no mesmo sentido.

Qual o seu designer internacional preferido?
Não tenho um designer preferido, mas sim nomes de personalidades que para mim representam muito mais do que designers: Alvar Aalto, Mies Van der Rohe, Oscar Niemeyer, Picasso, Frank Lloyd Wright, entre outros.

Qual o arquiteto que mais admira?
Le Corbusier. Representa mais do que um arquitecto, mas também uma era.

Qual a marca de sapatos preferida?
Para além da Guava... Tenho algumas referências de marcas/designers como Finsk, Marloes Ten Bhomer e Zuzana Serbak.

Sagrada Família pronta entre 2026 e 2028

A Sagrada Família, obra emblemática de Antoni Gaudi em Barcelona, deve ficar pronta entre 2026 e 2028, anuncia a Catalan News Agency (via Dezeen)

Designer de moda português em Milão

O designer de moda português Pedro Pedro estreia-se já este sábado nos salões da feira internacional Pitti Immagine, durante a Semana de Moda de Milão. O convite foi feito pela NOT JUST A LABEL (NJAL), uma plataforma online líder mundial para apresentação de designers pioneiros na moda contemporânea. A NJAL e a Pitti Immagine resolveram dar a oito dos mais promissores designers da actualidade a oportunidade de apresentar as suas colecções Primavera/Verão 2012 nos salões Touch!, neoZone e cloudnine do evento que se realiza entre 24 e 26 de setembro.
The portuguese fashion designer Pedro Pedro will present his Spring/Summer 2012 colection on Pitti Immagine international fair (24-26 September), during Milan Fashion Week. The invitation was made by NOT JUST A LABEL.


I love these shoes

Guava é a novíssima marca portuguesa de sapatos. Inspira-se na paixão pelas formas arquitetónicas, pelas assimetrias e as cores vibrantes. Todas as peças são construídas por artesãos portugueses que aplicam perícia e experiência aos elementos mais delicados de cada par. O processo de fabrico tem em conta as mais modernas tecnologias e materiais sustentáveis. O resultado é, de acordo com a marca, "o mais elegante design, avant garde e de excelência". A primeira colecção chama-se “Archi.TEC - FW11” e é um tributo à Arquitectura (até os nomes dos modelos remetem para nomes de arquitectos e artistas consagrados como Corbu, Oscar, Frank, Norman, Stone ou Alvar). O projeto nasceu em 2010, quando a designer Inês Caleiro vivia nos Estados Unidos e motivou o seu regresso a Portugal.  Durante os quatro anos que esteve em Londres, Inês foi convidada a trabalhar na Jimmy Choo, depois de ter sido a vencedora do "Best Student Award" na London College of Fashion. Inês define-se como uma designer apaixonada pela exploração de novas formas e estruturas geométricas e contemporâneas que lhe permitem expressar as emoções da adrenalina metropolitana. 
Eu adoro todos, mesmo os de salto alto que nunca conseguirei usar (gosto sobretudo dos modelos Alvar e Norman), mas os meus preferidos são os botins Pyramid e as botas Carlo. Em Portugal estão à venda na MUUDA, no Porto, e na AKIRA e no El Corte Ingles, em Lisboa.

Guava is a Portuguese shoe design brand driven by its passion for architectonic shapes inspired by asymmetries and vibrant colors. Its designs are a fusion of a geometric seduction, an urban experience and a new design perspective. Each piece is handmade by dedicated portuguese artisans. Contemporary designs, the most modern technologies, sustainable materials, close work with our manufacturers and ecological concern culminate in the most elegant avant garde fashions. The first Guava collection, “Archi.TEC – FW11”, comes as a tribute to architecture. “Geometric Seduction” is a constant language for the brand. Guava’s project started in 2010, while the designer Ines Caleiro was living in the USA. During her 4 years stay in London she was invited to work at Jimmy Choo after winning the 'Best Student Award' at the London College of Fashion.

Atelier de design português vence prémio internacional

O atelier de design Nini Andrade Silva venceu o International Design & Architecture Awards 2011 na categoria Seating, com a peça Duna Modular Sofa. Os prémios de design e arquitetura são uma iniciativa da revista inglesa Design et al, e pretendem distinguir o que de melhor se faz no mundo do design de interiores e da arquitectura. A Munna também estava nomeada para o mesmo galardão, com a poltrona Lipstick.

Um evento que adora os bloguers

Decorex Loves Bloggers foi o concurso criado pelo Decorex International para escolher o primeiro bloguer oficial do evento. O APD Interiors foi o blogue escolhido para fazer a cobertura da iniciativa inserida no London Design Festival.

Outra marca portuguesa no London Design Festival - já são 20

sofá Louis

Afinal são 20 marcas portuguesas presentes no Decorex International 2011 (se calhar até podem ser mais, porque a lista do evento inclui 308 empresas). A MUNNA também vai lá estar. A marca dedica-se desde 2008 à criação de peças de mobiliário únicas e luxuosas, feitas à mão.

19 marcas portuguesas no London Design Festival





















Dezanove marcas portuguesas vão estar na Decorex International 2011, um evento referência da decoração mundial inserido no London Design Festival, que se realiza em entre 25 e 28 de setembro. Este cabaz de marcas vai chegar a Londres pela mão da Portugal Brands, criada em julho de 2008 com a missão de liderar o maior movimento de promoção de marcas portuguesas. Na lista da representação nacional estão as marcas Alcino, Antiga Barbearia do Bairro, Affaire, Attitude, Boa Boca GourmetBoca do LoboBRABBU, ChapéuCrereDelightfull, Glamm, KoketMyface, Renova, Sogevinus, Tapetes Beiriz, Temahome, Tralhão Furniture e Viarco.