GEMMA ANASTASIOU: Tecidos de pétalas biodegradáveis









Interessante, desconcertante, muito à frente do seu próprio tempo, absolutamente inovadora e imensamente promissora. Sim, são precisos estes adjetivos todos e muitos outros não seriam demais para caracterizar a coleção Destructed Bloom, da designer Gemma Anastasiou. O mérito é todo da australiana recém-formada na Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália: a partir de reflexões sobre as ligações entre a moda e a natureza, a sustentabilidade na moda e a corrente "slow fashion", desenhou uma deslumbrante linha de vestuário com tecidos feitos de pétalas de flores naturais. 

Cada peça é esmagada e aquecida de forma a derreter a planta na roupa e daí resulta não apenas a criação de uma cor e textura naturais, mas também uma eventual decadência, já que o vestuário assumirá o natural ciclo de vida da flor. Para mim, isto é muito, muito à frente. 

Com roupas imbuídas de matéria orgânica, as peças vão-se alterando naturalmente com o estilo de vida de quem as usa e com a forma como são usadas. Também a maneira como são guardadas se torna parte integrante da sua estética. 

O objetivo é criar artigos que venham a ser valorizados por quem as compra e que transcendam os estilos sazonais, mas se a dada altura o consumidor quiser desfazer-se da peça ela acabará por se decompor naturalmente na terra. 

A coleção Destructed Bloom é uma reflexão sobre a atual relação entre moda e o mundo natural e tem por objetivo destacar a importância de práticas sustentáveis na moda de alta-costura, como forma de levar ideias inovadoras e soluções criativas para o futuro da moda. 

Movendo-se por entre as atuais visões de sustentabilidade, a Destructed Bloom" acrescenta um ponto (ou vários) à discussão, ao explorar abordagens diferentes ao atual e falhado sistema da moda.

Na sua essência, a coleção baseia-se nos valores do movimento Slow Fashion, caracterizado pelo retorno a uma maior consciência de todo o processo de design. A roupa torna-se mais uma questão de alta qualidade, de forte sentido de design e de longevidade, em oposição aos estilos rápidos e descartáveis que têm inundado o universo da moda.

Sem comentários:

Enviar um comentário