Todas as dicas possíveis (ou quase) para enfrentar um casamento com sapatos que magoam


Uma leitora enviou-me por e-mail (the.divine.shape@gmail.com) uma pergunta muito simples e direta que se transformou num guia sobre "como superar um casamento depois de ter escolhido uns sapatos que magoam horrores". Podia ter-me limitado a responder, mas não consegui. Só podia ir muito mais além, depois de confrontada com a hipótese de alguém ir a um casamento com uns sapatos que já magoavam antes do massacre de um dia inteiro em cima deles. 

Os leitores mais habituais talvez já se devem ter apercebido de que não uso sapatos altos - não consigo, não me sinto bem com eles e, como tal, elegância é tudo o que não conseguirei transmitir ao usá-los. Conforto não tem de ser sinónimo de displicência. Os sapatos rasos não têm de ser feios ou insípidos, nem demonstrativos de desleixo. Bem escolhidos, são uma demonstração de estilo - basta a pessoa estar confortável, sentir-se bem e ter nos sapatos uma parte do conjunto.

Os casamentos podem ser um verdadeiro castigo para os pés, todos sabemos disso. Quem nunca estreou uns sapatos no dia da cerimónia e acabou descalço, ou com muita vontade de o fazer, que atire a primeira pedra. Ainda recentemente, um colega do sexo masculino, que levou a um casamento uns sapatos que já não eram novos e que passaram pelo sapateiro para alargar, admitiu que ao fim da noite teve de os tirar. 

Agora imaginem o que pode acontecer a uns pés enfiados nuns saltos altos, que é o que a maioria das mulheres faz quando vai a um casamento. E que riscos corria uma mulher que já sabia da dor que os sapatos provocavam ainda antes de passar um dia em cima deles. As imagens que me passaram pela cabeça eram tudo menos boas: CASAMENTO (algo que é suposto ser um momento alegre, feliz e divertido) + SAPATOS QUE MAGOAM AINDA ANTES DE LÁ CHEGAR = Tudo menos felicidade e diversão.

A leitora gostou taanto da resposta que achou que eu faço disto profissão e que me devo divertir imenso com isso. Sou feliz a dar estes conselhos, realmente, e adoro lidar com moda e tentativas para superar dificuldades que, embora pareçam picuinhas, podem bloquear a vida de uma mulher. Ou a forma como ela encara a vida (ok, menos, eu sei que neste caso era só um casamento). A verdade é que ser Fashion Adviser não é a minha profissão, embora gostasse que fosse. 

Passo, então, a reproduzir o e-mail, com a devida autorização da leitora e alguns ajustes: 

A pergunta, como disse, era simples: "Vi no seu blog as sabrinas dobráveis, mas não sei onde as posso encontrar em Lisboa. Tenho um casamento no próximo sábado, levo uns sapatos que me magoam muito e gostava de levar o meu plano B na mala. Pode ajudar-me?"

Eu não pude ajudar muito porque as sabrinas em questão não estão à venda em Portugal e nem através dos meus contatos com a marca conseguiria fazê-las chegar a Portugal a tempo do casamento. À falta de melhor, seguiram-se os conselhos e toda uma tese sobre o facto de não ser necessário ir a um casamento de saltos altos. 

1. USE SAPATOS DE SALTO RASO
Até a Barbie, que passou uma vida inteira em bicos de pés, já usa saltos rasos, embora eu não saiba ainda se ela o faz para ir a casamentos. Tendo em conta que estamos a falar de uma boneca, a verdade é que ela pode fazer o que bem entendermos e, por mim, ela não só pode como deve ir a casamentos sem saltos altos. 

Para mim, o mais importante é o conforto. Para além disso, desde há muito que os sapatos rasos deixaram de ser desengraçados e desde há outro tanto que não faltam opções sofisticadas de sapatos sem salto. 

Não sei se já se apercebeu, pelos relatos no meu blog, vou ter um em agosto e que também andei/ando às voltas com os sapatos que vou usar. São raros os sapatos altos de que gosto e estou decidida a ir de sabrinas - tenho umas que comprei para um casamento a que fui em 2008, quando estava grávida do meu filho, e nunca mais as consegui calçar, pelo que estão novas (são as que se vêem na imagem e aqui).
Não suporto calçado que magoe e prefiro mil vezes ir confortável do que ir de sapatos altos ou sapatos novos que magoem só porque é suposto. Vou acabar por me sentir miserável e não há ninguém a sentir-se assim que possa, ao mesmo tempo, estar e mostrar sofisticação e elegância.

2. FAÇA TREINOS EM CASA PARA MOLDAR OS SAPATOS AO PÉ
Aqui, neste artigo, fala-se sobre como evitar que os sapatos magoem. Pode ser que ajude. Não sei até que ponto os sapatos que tem lhe magoam. Se já a magoam e muito, é provável que se tornem insuportáveis em pouco tempo no dia do casamento. 

O que eu costumo fazer quando tenho sapatos que magoam é usá-los em casa, ao fim do dia, enquanto faço as tarefas domésticas. Convêm usá-los e andar com eles durante algum tempo - o tempo suficiente para que o pé aqueça e se vá moldando ao sapato. 

Desta forma, é possível que consiga prever onde é que o sapato a vai magoar mais e onde é que poderá fazer bolhas (se fizer bolhas é muito mau e nem umas boas meias de vidro evitam as bolhas em alguns sapatos rasos, experiência dixit).

3. USE UMAS MEIAS GROSSAS PARA OS ALARGAR 
Pode também usar os sapatos em casa com umas meias grossas, para fazer o mesmo efeito ao mesmo tempo que os alarga um pouco. 

4. SE OS SAPATOS FOREM DE PELE, DÊ-LHES BANHO
Em último caso, se os sapatos forem de pele, pode dar-lhes um "banho" de água quente, secar com uma toalha e andar com eles calçados até secarem. O efeito é o mesmo - vai ajudar a que se moldem ao pé.

5. NÃO GASTE MUITO DINHEIRO NUM PLANO B
Se o que precisa é apenas de um plano B para o caso de não aguentar os ditos sapatos, a recomendação é que não gaste muito dinheiro, mas ao mesmo tempo compre qualquer coisa que possa voltar a usar. 

Tem de ser algo que combine com a roupa do casamento, claro, mas se for uma coisa para não voltar a usar vai ficar com dois sapatos no armário: os que magoam e os do plano B. 

Não se esqueça de também andar com eles em casa - a mim, até as sabrinas podem magoar-me e fazer-me bolhas.

6. ONDE ENCONTRAR SABRINAS GIRAS OU SAPATOS DE SALTO RASO DE DEIXAR UNS STILETTO ENVERGONHADOS
Quanto a opções, e já que me perguntou sobre sabrinas, há sempre soluções baratas na Lefties (o outlet da Zara) e na Parfois (ainda na semana passada lá vi umas prateadas bem giras, que podiam bem servir como plano B para mim).

Na Prof também há sempre várias opções, ainda que a preços menos simpáticos. Cheguei a namorar uns sapatos rasos United Nude prateados, mas desisti por causa do preço. Não os estou a conseguir encontrar no site, mas são a versão rasa deste sapato.

Na Eureka Shoes também se encontram modelos interessantes, às vezes a preços mais simpáticos do que os da Prof . por exemplo estes.


1 comentário:

  1. Boa tarde
    As Butterfly Twists estão à venda em Portugal e em vários pontos.
    Lamento que preste informações erradas às suas leitoras, especialmente desta marca que tem um enorme potencial.
    Os locais de venda são: Fio D'Água; Acessórios & Companhia; El Corte Inglès e Fashion Gate.

    Celia Ventura
    Shoe Committee

    ResponderEliminar