Hidroginástica municipal, quase de madrugada

Depois de meses de pesquisas e telefonemas, desisti dos ginásios, os meus horários são incompatíveis com as modalidades que oferecem. Ou melhor, que vendem, a bom preço, porque me falaram de muitas promoções, mas não encontrei nenhum valor simpático nessas coisas que são os centros comerciais do exercício físico. 

Tenho aulas de hidroginástica às 8h. Levanto-me antes das 7h para lá estar. Sim, eu sei, é de loucos. Sempre disse que nunca seria capaz de fazer tal coisa, levantar-me de madrugada para fazer ginástica. Mesmo durante o resto do dia, pensar nisso era um sacrifício. Mas a malta tem filhos, anda com eles ao colo, dá cabo das costas, envelhece um bocado, fica com o pescoço torcido, começa a precisar destas coisas.

Fiz a primeira aula no Inverno, era quase Primavera, pensei que se fosse tornando cada vez mais fácil. Foi, realmente, na parte que diz respeito aos exercícios. Quanto à metereologia e à dificuldade de sair da cama de manhã, não, não melhorou muito. Eu achava que ficava melhor quando viesse o calor, mas o calor não chega. Pode ser que chegue em agosto, mas em agosto não há aulas - estou numa piscina municipal, e sim, foi o único sítio onde encontrei aulas de hidroginástica a esta hora, a única que me dá jeito.

Acresce que as piscinas municipais do Porto estão com uma promoção tão boa que o meu filho começou também a fazer natação e os dois juntos pagamos menos do que seu eu fosse sozinha. E cada um vai à sua piscina. São piscinas diferentes as que nos convêm e o Porto tem três, há que aproveitar. Por isso é que, depois de meses de pesquisas e telefonemas, desisti dos ginásios, os meus horários são incompatíveis com as modalidades que eles oferecem. Ou melhor, que vendem, a bom preço, porque falaram-me de muitas promoções, mas não encontrei nenhum valor simpático nessas coisas que são os centros comerciais do exercício físico.

E, na verdade, estou a adorar. Quanto mais enérgicas, quanto mais vigorosa e sorridente estiver a professora, melhor. Às vezes é difícil seguir-lhe o ritmo, é quase como se ainda estivesse a dormir e os exercícios fossem parte de um sonho. Não gosto quando não me consigo coordenar com a ela, e isso acontece muitas vezes, de forma prolongada, tanto que, às vezes, o exercício já acabou e eu ainda não consegui dar um passo em condições.

Também não gosto de não conseguir acertar o passo com ela, porque isso é meio caminho andado para me descoordenar (e depois, já se sabe, acaba o exercício e eu nada). Admito também dificuldades em me manter equilibrada dentro de água, estou sempre a sair do sítio, qualquer dia atropelo ou mando uma valente patada nos colegas da fila de trás.  Mas gosto, venho de lá a sentir-me bem melhor, com metade dos nervos e sem dores nas costas, ou quase.

Não comecei motivada. Apenas determinada. Agora sim, acho que estou a ficar. Se não me desse tanto trabalho ia todos os dias, mas voltamos ao início: àquela hora, nem sequer há hidroginástica naquela piscina municipal todos os dias. Questiono-me se todos os outros pais do Porto não gostam de hidroginástica, se não praticam exercício físico, se o fazem à hora de almoço ou se esta é uma modalidade para quem não tem filhos, ou para quem não tem filhos na escola pública. Ou se os outros tem coragem para levar os filhos para a hidroginástica ou para qualquer que seja a modalidade que praticam. Sei apenas que, ao contrário do que esperava, na minha aula das 8h não me cruzo com ninguém da minha idade, que comente ter filhos da idade do meu. Isto é um detalhe, o importante é que hoje tenho os mesmos problemas de ontem mas o meu corpo sente-se melhor. 

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Já agora, poderá indicar o preço que paga mensalmente?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar