WHAT' S IN YOUR CLOSET # 49 Sílvio Rosado (facebook.com/silvio.rosado.5)



Nunca ouvi algo do género vindo da boca de um homem. Muito menos em relação a roupa. Mas quando perguntei ao Sílvio Rosado se gosta de ir às compras ou se é um suplício, ele respondeu que "tortura é não ir ou não poder ir por falta de dinheiro". O músico garantiu-me que não era ironia. De resto, no ato de comprar estamos perante um 'snipper': primeiro faz uma pesquisa minuciosa, estuda "a vítima antes de a atacar" e quando percebe que a quer, compra. 

O armário é coisa menos organizada, antes uma "selva" repleta de roupas, chapéus, cintos, casacos e muitas coisas mais. Quanto ao estilo, Sílvio Rosado define-o como 'ousider".  Diz ver a moda "quase como uma forma de teatro diário" onde podemos ser a personagem que queremos e todos os dias gosta de se sentir alguém diferente. Mas não ao ponto de usar roupa clássica ou "mais coisas sem se prender a apenas um estilo". 


1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
No dia anterior, antes de me deitar, ou então improviso na hora...

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Como vejo a moda quase como uma forma de teatro diário onde podes ser a personagem que queres, tento sempre ser inventivo. Conjugando isso, obviamente com as atividades que tenho para esse dia e o tempo que irei encontrar lá fora.

3. Quanto tempo demoras a arranjar-te para sair de casa?
Normalmente demoro 20 a 30 minutos.

4. Qual é o teu estilo?
Sinceramente não sei, talvez um outsider. Todos os dias gosto de me sentir alguém diferente.

5. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Completamente uma selva. Repleto de roupas, chapéus, cinto, sapatos, casacos, plumas… uma autêntica selva… Não é um espaço só meu, partilho com a minha companheira…

6. Quais as peças/artigos que tens em maior número no armário?
Camisolas, casacos, sapatos e chapéus 

7. Gostas de ir às compras ou é tortura?
É tortura não poder ir às compras ou não poder ir por falta de dinheiro.

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Geralmente faço uma pesquisa à priori, muito minuciosa, e quase que me comporto como um 'snipper' de roupa. Estudo a vitima antes de a atacar e, quando quero, ataco ou, neste caso, compro.

9. Encomendas roupa online?
Algumas peças. Não por que goste, mais porque não consigo encontrar roupa para homem em Lisboa que se encaixe com o meu perfil. Mas cada vez mais as coisas estão melhores em Portugal. A roupa é para todos...

10. Qual a tua loja preferida?
Não tenho uma loja favorita. Simplesmente compro onde me apetece comprar. Evito made in china, e obviamente gosto de roupa feita com boas matérias primas e de preferencia Nacionais. No entanto não compro simplesmente porque é português, tem que obrigatoriamente ser bom e cativar o meu gosto e a minha carteira…

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Uma camisola que me ofereceram no meu aniversário da Comme des Garçons. Que sempre que a visto me faz sentir bem. Mas infelizmente está cheia de buracos…

12. Há alguém cujo visual "invejes"?
Várias pessoas. Principalmente pessoas que vejo na rua. Mas não chamaria a isso inveja, digamos que é mais… quero ser assim ou quero ter aquela roupa ou gostaria de ter aquele estilo...

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
No sétimo ano, com 12 anos, estava no liceu de S. Pedro do Estoril e lembro-me perfeitamente que apareceu um rapaz de Lisboa e adorei logo a maneira como se vestia. Usava calças elásticas, botas Dr. Martens e tinha óculos escuros. Um look simples, mas para a época em Portugal era diferente. Tinha cabelo comprido e toda a sua atitude denotava liberdade.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Já me aconteceu andar com uma camisola que toda a gente achava que estava ao contrario e me diziam que era muito cool. Mas não sabiam que na realidade era mesmo assim. Mesmo assim usar aquela camisola foi um ato de coragem para mim.

15. O que trazes vestido neste momento?
Botas Green Boots (marca portuguesa), calças de ganga Benneton, camisola de flanela Carhart e uma camisola térmica muito antiga que adoro… e as meias são térmicas e são da Timberland super quentinhas.

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Roupa nova…

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Compras falhadas de que gosto muito mas não consigo deitar fora, acho que um dia vão ser magnificas...

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Roupa clássica… 

19. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti próprio, qual seria? 
Usa mais coisas e não te prendas a um estilo…

Sem comentários:

Enviar um comentário