WHAT' S IN YOUR CLOSET # 47 Tiago Pereira (amusicaportuguesaagostardelapropria.org)



Muitas vezes o armário dele não é bem um armário, são mochilas. Diretor executivo do projeto "A música portuguesa a gostar dela própria", Tiago Pereira anda sempre "de um lado para o outra a filmar", entre o campo e a cidade, entre hotéis e casas de amigos, e também por isso uma parte da roupa perde-se pelo caminho. 

O criador de um palco onde cabem todos os músicos portugueses, sem excluir géneros e formações musicais, não perde quase tempo nenhum para se arranjar antes de sair de casa: tem o gosto bem definido, diz que nunca se penteou na vida, tudo se resume a banho e vestir, torna-se "muito rápido". Não que lhe falte estilo: cores vivas, quadrados e riscas, "desde sempre". 

Tiago Pereira define o que veste como "muito rural e muito urbano ao mesmo tempo", variado "como a música" mas também "caótico". Ir às compras não lhe custa, este homem é muito prático: sabe o que quer, não há hesitações. Diz que é "como ir à caça: chegas lá vês a presa e atiras". 

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
No preciso momento em que tenho de o fazer. Raramente penso antes, a não ser que tenha de ir a um evento especial e aí entro em stress porque de facto não tenho roupa adequada para tal.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Preocupo-me com o que visto sim, mas não de forma regular nem coerente. É muito aleatório e às vezes, vejo pelas fotos, vou para o campo, para o meio da lama e bosta de vaca com a mesma roupa com que vou a concertos ou a lançamentos.

3. Quanto tempo demoras a arranjar-te para sair de casa?
Muito pouco, nunca me penteei na vida, por isso banho e roupa é muito rápido

4. Qual é o teu estilo?
É o meu, cores vivas, quadrados e riscas desde sempre, é muito variado um pouco como a música, pode ser muito rural e muito urbano ao mesmo tempo. E caótico. Lembro-me de uma entrevista no Expresso em 2001 em que o jornalista referia que eu tinha meias descasaladas. Não era de propósito era mesmo assim!

5. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Muitas vezes o meu armário são mochilas. Ando muito de um lado para o outro a filmar, campo, hotéís, casas de amigos, etc. Mas é, por norma, meio desarrumado algum tempo e depois arrumadinho outro tanto!

6. Quais as peças/artigos que tens em maior número no armário?
Camisas de vários tipos aos quadrados, antigas, de manga curta, algumas da marinha antes do 25 de abril ou do exército, houve uma altura em que ia sempre à loja mais antiga das aldeias comprar camisas de velhinho!


7. Gostas de ir às compras ou é tortura?
É como ir à caça, chegas lá vês a presa e atiras. Gosto de ir desta forma, decido e vou. Normalmente é rápido, sei exatamente o que quero!

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Sei do que gosto: calças apertadas, cores, coisas temáticas e regionais, quadrados e riscas, camisas de pescador, ténis e botas. Casacos de lã e pullovers às cores e coletes de malha! As camisas de pescador vêm desde os 16 anos.

9. Encomendas roupa online?
Durante algum tempo, sapatos e ténis da swear e alguns produtos da boxfresh!

10. Qual a tua loja preferida?
Depende, mas como é como ir à caça na verdade são muitas. Há uns rituais engraçados. Por exemplo, antes de cada estreia de filme ou performance é normal comprar sempre uma peça de roupa diferente!

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Camisas de pescador e aos quadrados, tive uma durante 20 anos, linda com umas golas de aviador e bolsos mesmo de fazenda, incrível. Infelizmente perdeu-se!

12. Há alguém cujo visual "invejes"?
Há as que respeito, todas aquelas que têm o seu estilo, que se vestem de uma forma é que é só delas!

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Quando era adolescente passei por uma fase assim, mas durou pouco, sempre gostei de cores e na altura o preto era a imagem de marca de qualquer pessoa que não quisesse, no liceu, ser uma caixinha como beto, freak, gótico ou metálico! Ah, a única coisa que que queria mesmo imitar era a barba do Pedro Stray da Monster Jinx.
14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Sim isso já fiz tantas vezes que é mais comum as vezes que não o fiz!

15. O que trazes vestido neste momento?
Calças laranja de bombazine da Benetton, botas Green Boots, camisa aos quadrados de flanela azul e branco de uma loja velhinha em são bento e camisola de lã amarela la paz. 

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
O mesmo.

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Vou eliminando muitas coisas e muitas vou perdendo com tanta viagem!

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Na verdade não sei!

19. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti próprio, qual seria? 
Era mais para ter mais cuidado, sou um bocado desmazelado com a roupa, os botões caem, as camisolas rompem-se etc... Coisas de quem trabalha muito no campo usando o mesmo que na cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário