WHAT' S IN YOUR CLOSET # 13 Rita Redshoes (ritaredshoes.com)

"Passa mais vezes a roupa a ferro, Rita" é o conselho de estilo que a cantora dá a si própria na primeira entrevista da Divine Shape a uma "estrela" nacional. Foi uma surpresa, esta resposta da Rita Redshoes. Sê-lo-á para muitos dos seus fãs, habituados a vê-la sempre impecável e até glamourosa nos concertos e nas capas dos discos. Mas esta resposta, que achei adorável, mostra-me uma Rita simples, igual a tantas de nós, que se prontificou imediatamente a responder às perguntas da rubrica WHAT' S IN YOUR CLOSET e a enviar-me as fotografias do seu armário. 

Rita acha que devia vestir mais vestidos clássicos, porque os adora e os tem, mas falta-lhe perder a preguiça. No armário onde as peças que existem em maior número são casacos e sapatos também estão camisolas de lã cheias de borboto que deviam ser banidas de uma vez por todas (quem não as tem?).  

A artista diz não ter noção de ter um estilo (mas tens, Rita, e muito) e que se veste de forma confortável e com peças com algum significado emocional - seja por terem sido oferecidas ou por serem de família. Sim, a Rita é um pouco "recolectora" e, por isso, o armário é "cheio e desarrumado". Não lhe faltam, também por isso, artigos que ela tenha amado tanto que morreram de velhos: umas botas que gastou até ter o calcanhar no chão, um casaco de malha branco da avó, por exemplo. A ligação afetiva da cantora às peças é de tal ordem que ainda usa um anel que a mãe lhe deu quando era pequena, e que hoje apenas lhe serve no dedo mindinho.

Quando era mais nova, Rita quis imitar muita gente e muitos estilos. Atualmente diz estar resignada ao que é. Sinceridade devia ser o nome do meio da cantora, porque a mensagem deixada no meio do armário cheio e das roupas foi que sermos quem somos é um trabalho diário. Eu acho que é. Talvez o mais difícil de todos...

Com o arrojo de uns sapatos vermelhos, Rita Redshoes ganhou fama em março de 2008, com o lançamento do disco "Golden Era" (que chegou a Disco de Ouro, pela venda de 10.000 unidades). Em junho, é lançada  “The Beginning Song”, uma das suas pérolas, cujo clip foi inspirado em programas de televisão de música country dos anos 50 e 60. “Lights & Darks”, o segundo disco de originais de Rita Redshoes é editado em Junho de 2010. “Captain Of My Soul”, tema de abertura, rapidamente se tornou um êxito. Em março de 2012, Rita estreou o espetáculo “The Other Women – O mundo nas canções d’Elas”, e eu apaixonei-me pela versão da música 9 to 5.



1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Apenas quando me vou vestir.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Depende dos dias, normalmente guio-me pelo o humor, mais optimista ou menos, em dias de stress vai a primeira coisa que aparecer.

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Pensando nisso seriamente, acho que me incomoda sair sem pôr o meu perfume ou não trazer o casaco adequado para o frio!

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Eu sou bastante relaxada com todas essas coisas. Ponho um creme hidratante, é raro maquilhar-me, as unhas são para tocar, portanto nada de unhas muito cuidadas, o cabelo é a maior guerra por ter vida própria, portanto é onde perco mais tempo, a tentar domá-lo.

5. Qual é o teu estilo?
É o meu. Não tenho noção de ter um estilo. Visto-me de uma forma com a qual me sinta confortável e com um significado mais emocional, ou seja, a peça que alguém me ofereceu ou que era de família ou que me transporte para um determinado imaginário onde me apeteça estar.

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Como sou um pouco recolectora, tenho obviamente o armário cheio e desarrumado. Tento pôr uma ordem no início de cada estação mas rapidamente se transforma num caos com o dia a dia.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Hum...Acho que casacos. A seguir é possível que sejam os sapatos.

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Quando tenho paciência vou a lojas. Rejo-me muito pelo gosto claro mas também pelo preço. Sou altamente forreta. Sou fã dos saldos ou de outlets.

9. Encomendas roupa online?
Sim, aliás toda a minha roupa de concerto é comprada no Ebay.

10. Qual a tua loja preferida?
Ebay.

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
É difícil. Já tive algumas com esse estatuto. Um casaco da minha mãe que herdei, umas botas que usei até ter o calcanhar no chão, um casaco de malha branco da minha avó. E tenho especial estima por um anel de quando a minha mãe era pequenina que ainda me serve no dedo mindinho.

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Acho que passei essa fase na adolescência. Quis imitar muita gente e muitos estilos. Agora que estou velha já me resignei ao que sou felizmente, embora seja um trabalho diário sermos quem somos.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Sim, na adolescência. Não alguém em específico mas estilos. Tive a altura do grunge, as calças de ganga rasgadas e as t-shirts maiores do que eu ou, de forma mais ligeira, um estilo mais clássico inspirado nos anos 50.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Que me lembre nada de grave. Não sou assim tão distraída. A meia de cada cor é provável, de manhã cedo o preto e o azul escuro combinam otimamente!

15. O que trazes vestido neste momento?
Umas calças de bombazine e um camisola gigante de lã. Ah e as botas da estação, que são um pouco rancheiras!

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Honestamente...acho que estaria vestida exatamente como estou.


17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
As camisolas de lã com quinhentos anos e cheias de borboto.

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Vestidos clássicos. Adoro-os e tenho alguns mas depois no dia a dia dá-me a preguiça.

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro?
Viajo para uma ilha algures no Índico com um SPA maravilhoso e leio livros enquanto recebo massagens!

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Passa a roupa mais vezes a ferro Rita!

6 comentários: