Estilo soviético reinventado: a nostalgia é para ser usada









Dois amigos juntam-se para ouvir o conto de dois sapateiros: uma história de amor, lealdade e laços. É por isso que os Komrads Invasion não são apenas um par de sapatilhas. São o resultado do desejo de dois fãs belgas em preservar uma peça icônica checa, através de um projeto que os levou a criar uma nova era de estilo soviético, onde a máxima é "Poder para o povo". 

O que os dois amigos pensaram, depois da produção ter sido descontinuada, foi que a única forma de uma verdadeira lenda sobreviver é encontrar uma nova causa. Por isso os ténis (ainda produzidos na fábrica original, em Partizan) foram convocados para uma nova era do que é "cool", na qual a nostalgia não é uma coisa do passado - é algo para ser usado. 

As sapatilhas Komrad surgiram como a resposta da União Soviética à revolução dos sapatos ocidentais, dominada pelos chamados "tênis de básquete", da Converse. Quando a empresa de calçados CEBO (Chech Boot) projetou sua marca-modelo 5210 não fazia ideia de que estava a fazer história: o artigo tornou-se num marco em calçado icônico, revelando rapidamente sucesso nos países onde foram introduzidos. O modelo transformou-se numa peça underground e o seu charme urbano criou uma série de adeptos deste simbolo do artesanato soviético. Se não fosse por dois desses fãs, belgas, a história teria acabado em 2009, quando a produção foi descontinuada.






Sem comentários:

Enviar um comentário