OUT OF MY LIFE: Wishlist (and some considerations and contradictions about my hate for Christmas)




RED LIPSTICK forums.thefashionspot.com via Sílvia on Pinterest

RED NAIL POLISH - Pretty Exquisite Image Consulting

 
Sim, este blog é mesmo o que parece, pouco ou nada de sugestões de prendas de Natal. A whislist surge apenas hoje, propositadamente, já sem tempo de chegar a qualquer Pai Natal. Dizem que o Natal é quando um homem quiser e por isso irrita-me o espírito dominante que diz que nesta altura devemos ser mais generosos, bondosos, caridosos, condescendentes, simpáticos e tudo mais o que de bom a raça humana tem para dar. Quem quer ser assim, deve sê-lo sempre. Não apenas quando se diz que é Natal. Depois irritam-me as luzinhas, os brilhinhos, o apelo ao consumo, as promoções para convencer as pessoas que estão a gastar menos sem perceberem que estão a gastar mais, a fúria das compras, as pessoas com toneladas de sacos, a balança dos que podem comprar muito como sempre compraram e dos que (já) não podem dar e/ou receber prendas. Não é só porque, de repente, passei para o lado dos que não podem gastar no que é supérfluo. 

É que, para mim, o Natal nem é uma época do ano nem quando um homem quiser. É um estado de alma. E o meu, este ano, não está para isto. Parece-me tudo demasiado hipócrita. Até a ideia de convívio familiar uu de festa temática já teve melhores dias. Não me apetece champanhe, não me quero rir, só quero estar na minha. Só eu, ele e o nosso filho, porque às vezes a família mata. A minha, pelo menos. E com o aproximar deste Natal só penso em como quero que o meu filho seja feliz, mas não por ter mais ou menos prendas. Por minha vontade, resumia tudo a uma. Era a prenda do Pai Natal. Mas é impossivel controlar os que fazem gosto em dar-lhe e depois de amanhã teremos a casa cheia de papel de embrulho e de tantos brinquedos que ele nem saberá por onde começar. 

De uma forma ou de outra, a seu tempo conseguiremos explicar-lhe que a felicidade não se mede pelo que se tem. Nem tenho muito do que me queixar, porque estes últimos dias já têm sido dias de Natal, com ele a concretizar a sua própria ideia da época, embrulhando brinquedos em papel de embrulho velho ou numa folha qualquer, para dar prendas a ele próprio, aos pais e aos peluches que ele diz serem seus irmãos (ou filhos, tem dias). E foi-se deitar radiante, com uma árvore de natal de feltro feita por mim no ano passado colada na cabeceira da cama. Disse-lhe que era a cama mais natalícia de todas, e ele estava mesmo contente. Um pedaço de feltro com uns brilhantes, e ele radiante, radioso e feliz, o meu filho. Que há uma semana não quis sair de casa para irmos comprar a prenda de Natal do pai. "Vamos fazer!". E fizemos. 

A minha questão é que me falta o meu pai. Há muitos anos. Este ano mais, não sei bem porquê. Talvez porque tenha percebido que, durante muitos tempo (muito mesmo), fui "saco do lixo" de frustrações, zangas e amarguras famíliares, à custa do um suposto mau feitio que é apenas o meu feitio. Lá está, é nisto que os 35 são bons e é por isso que a perspetiva de avançar na idade não me assusta nada - para já ainda é sempre a melhorar (fora as dores de costas, o problema nos olhos, etc, etc, etc).  Ser adulto também é isto, resolvermo-nos por dentro. Eu decidi dizer não ao rótulo "o teu feitio", nomeado como se fosse um cancro. O meu feitio é um entre muitos, é como os outros, tem coisas boas e más, ninguém é Santo nem deve vestir-lhe a pele. Quem eu sou não vai continuar a servir para justificar patetices como a que me tirou algo que fazia parte de mim e da minha infância, que fazia parte das minhas recordações com o meu pai, que pensei que viesse a fazer parte de mim e do meu filho. 

Queixumes à parte, estas seriam as prendas que gostaria de receber neste Natal, se o Natal me desse alguma coisa. Porque não precisei de as procurar, elas vieram ter comigo e eram mesmo a minha cara.



Ana Patrícia Pina

Ana Patrícia Pina




.
.
 

 




1 comentário:

  1. Olá querida,


    Um feliz natal, com muita paz & amor*

    Muitos beijinhos
    MUAH*

    neuzamariano.com

    ResponderEliminar