Vintage Fever

sapatos DKODE

mala Fly London

vestido Ruche

Não quisemos aprender a fazer renda ou tricot com as nossas tias e avós. Desdenhámos das roupas que elas usavam. Achávamos aquilo tão feio e fora de moda que nem por sombras se voltaria a usar. Na altura não sabíamos, mas a moda está sempre a reinventar-se e, atualmente, vivemos uma verdadeira febre vintage.

O que está na moda já não é só reciclar peças antigas escondidas em baús velhos ou tricotar as nossas próprias camisolas. Há cada vez mais marcas especializadas em peças vintage, tanto na roupa como nos acessórios. Eu sou fã das internacionais Swedish Hasbeens, Ruche e ModCloth e das portuguesas koolook (à venda na Águas Furtadas, no Porto), Rococó e B.vintage (à venda na Rosa Malva, no Porto) – tudo artigos novos, inspirados na moda de outras décadas.

As marcas de moda contemporânea já perceberam o potencial e estão a apostar na inspiração no passado. A nova coleção da Fly London tem carteiras de “inspiração vintage”, a espanhola Titis apresenta para o Verão de 2012 uma coleção inspirada na moda americana dos anos 50, a DKODE criou sapatos femininos com uma “contemporaneidade retro”, onde os clássicos são revisitados e reinventadas para o mundo moderno.

Por mim, tudo bem, sou fã, esta febre não me incomoda.

Este artigo da Divine Shape foi publicado no site Trend Alert.

Sem comentários:

Enviar um comentário