It's my party

S. Pedro, eu já não quero grandes conversas contigo, quase não tenho camisolas de verão que me sirvam e nem sequer tentei comprá-las nos saldos, porque sim, estamos no verão, mas não está calor nenhum, se é para ser assim a roupa fresca que tenho chega e sobra. Eu gosto bastante do calor, sabes, dá-me energia, até dizem que faz bem à saúde, por causa das vitaminas e assim. Mas já não quero conversar sobre isso, estamos em agosto e nunca me lembro de um ano assim tão morno. E sim, eu sei, todos os anos as pessoas repetem comentários sobre como foi o tempo no ano anterior e, achando-se sempre cheias de certezas, nunca se lembram bem de que forma as coisas se passaram. Mas tens de me dar razão: este ano está mesmo a ser diferente.

Tudo bem, já me conformei. Ao meu filho é que é mais difícil de explicar, ele só tem 5 anos mas já acha que no verão, em agosto, nas férias, é costume estar algum calor e poder-se ir à praia. Não sei quem lhe meteu tal ideia na cabeça. Mas ele adora praia, se o deixássemos ia durante todo o ano, gostava mesmo que ele lá pudesse ir este ano, um, dois, três dias seguidos, vá. E que sentisse uma daquelas noites quentes, maravilhosas, em que só apetece estar na rua. Ia ser giro ele ter essa lembrança dos verões de quando era pequeno, mesmo que quando crescesse as estações do ano já tivessem desaparecido. Essa é outra questão: não estará já na hora de as educadoras de infância e professoras primárias abordarem a questão das alterações climáticas para não termos de desmentir tudo o que elas disseram e explicar que não é bem assim, que na primavera chega o bom tempo e no verão fica muito calor, porque já não é assim, ainda que este ano esteja a ser um abuso. 

Acontece que também temos outro problema. Eu não fiz grande festa quando fiz 18 anos, ou 20 e este ano nem sequer faço um número redondo. Mas eu também nem sequer casei, nunca me relacionei o tempo com nenhuma celebração, nunca te fiz pedidos deste género. Por isso, parece-me justo que, pelo menos no domingo, o meu filho - o que gosta muito de ir à praia, acha que no verão faz calor e quer celebrar o meu aniversário com a inauguração do jardim - pudesse fazê-lo. Já convidei as pessoas. Nem precisa de estar muito sol ou calor, embora gostássemos desse cenário. Mas não pode estar a chover como hoje. A chover, que seja só de manhã. Agradecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário