WHAT' S IN YOUR CLOSET # 45 Miriam Reis (felty.blogs.sapo.pt)


Diz que se preocupa pouco com o que veste, que com dois filhos pequenos quase não pensa no que vai vestir, enfia as primeiras coisas que lhe aparecem à frente. Mas isto é só conversa da designer Miriam Reis, porque ela põe creme de contorno de olhos todos os dias, "sem falhar". O importante é que a roupa seja confortável e descontraída, e as tendências não são preocupação.

Mas a verdade é que este armário é de fazer inveja, ainda que ela o ache caótico. Acessórios são mais de mil e cheios de cor, tal como a roupa, que tem de ser divertida, isso é importante. E ainda que diga que estas coisas da roupa pouca preocupação lhe trazem, Miriam Reis tem um gosto vincado: adora roupa assimétrica e detalhes diferentes (somos duas) e tem cada vez mais a preocupação de fazer escolhas conscientes, que passam por apoiar o comércio sustentável e os pequenos criadores.








1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Isso é uma realidade que muda muito a partir do momento em que se tem  dois filhos pequenos. O mais normal é nem pensar nisso, visto uma das primeiras coisas que vejo no armário ou que estão esquecidas no cabide. Algumas vezes penso nisso quando me deito e consulto as apps do tempo, sim sou viciada nelas. Vejo sempre as temperaturas que vão estar para os próximos dias e isso ajuda-me a tomar as decisões para o dia a seguir.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Na verdade preocupo-me muito pouco. A minha preocupação principal é estar confortável, minimamente “combinada” vem por acréscimo.

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Por creme de contorno de olhos todos os dias sem falhar, conta? Nunca me maquilho, nem o sei fazer… Eu sei, aos 35 anos já devia ser mais madura nisto mas continuo a achar que sou uma miúda e que não preciso de esconder rugas, nem manchas, nem nada dessas coisas. Sou muito prática a vestir e por isso nunca me esqueço de nenhuma peça de roupa. Por outro lado, não dispenso o creme da cara nem o batom do cieiro, tenho a pele bastante seca pelo que isto são as necessidades básicas para poder sorrir durante o dia sem andar repuxada.

4. Qual é o teu estilo?
Não faço a mais pequena ideia. Há dias em que penso que não tenho mesmo estilo nenhum, naqueles em que pego na primeira coisa que me aparece à frente e a visto. Talvez seja um estilo descontraído, não me consigo rotular! Gosto muito de coisas coloridas e divertidas mas também gosto de preto e adoro padrões.

5. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Demasiado cheio! devo tratar disto rapidamente. É partilhado com o meu marido, apesar de ele ocupar um pequenino espaço, mas eu sou desarrumada… O meu armário é assim um bocadinho como a minha estante: tem tudo e de tudo. Adorava ter um daqueles armários em que as peças estão arrumadas por cor e organizadas e eu sei lá… mas, a minha essência não é assim, sou caótica!

6. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Tenho muita coisa em número elevado. Sapatos talvez (sapatilhas), mas também muitos vestidos e camisolas e casacos- Estrago muito pouco a roupa e portanto há coisas que duram há muitos anos. E óculos, se calhar. Acessórios, como colares, também tenho bastantes, quase todos de designers que admiro muito… e malas, oh meu deus… acho que não vale a pena continuar.


7. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Não sou muito esquisita, não ando meses a escolher nem sequer muito atenta às coleções que vão saindo. Quando estou a precisar de alguma coisa, que é raro, dou uma volta pelas lojas daqui e por algumas online. Às vezes, quando passo nalguma loja e gosto de uma peça compro e pronto, sem grandes complicações. O importante é que a roupa seja descontraída e divertida. Adoro roupa assimétrica e com detalhes diferentes. Por outro lado, tenho cada vez mais a preocupação de fazer escolhas conscientes, de apoiar o comércio sustentável e os pequenos criadores. Para os meus filhos isso é mais fácil de fazer porque as roupas acabam por ter um preço mais acessível. Por agora ando a adotar uma atitude de ter cada vez menos coisas mas com melhor qualidade e atenção ao que já referi.

8. Encomendas roupa online?
Sim, às vezes, principalmente sapatos. Mas também já comprei camisolas, vestidos…

9. Qual a tua loja preferida?
Não tenho. Tanto posso comprar numa loja de bairro, se gostar da peça e da qualidade da mesma, como encomendar online noutra qualquer. Não sigo tendências e por isso vou comprando mesmo ao sabor do que vou gostando.

10. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Renho várias preferidas — um casaco laranja forte que está um bocadinho velho, mas que todos os invernos vou buscar à cave para usar, uma blusa que comprei num “mercado das pulgas” em Paris e que, neste momento, não me serve, um vestido de verão com padrão do Andy Warhol, umas botas da secção de criança da Zara que têm mais de dez anos mas que são super quentinhas e confortáveis… As minhas botas Doc Martens verde alface estão prestes a morrer de velhas mas acho que ainda vão durar mais uns anos, sendo que agora nem as tenho usado!

11. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Sou péssima nisto. não sei, acho que não invejo ninguém. Gosto da maneira de estar e de vestir de várias pessoas que vou vendo online, em blogs, na rua, mas não sei o nome de ninguém.

12. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Provavelmente na adolescência, não sei bem, não me lembro de ninguém em especial. Acho que havia algumas raparigas no liceu que se vestiam de uma forma que eu gostava mas nunca tentei ser igual a ninguém.

13. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Com uma meia de cada cor já, mas com calças de ganga e não se via. De resto, nada de anormal.

14. O que trazes vestido neste momento?
Oooops, fui apanhada!! Tenho umas calças de ganga quase desfeitas, remendadas até não poder mais, uma t-shirt de manga comprida preta e um casaco de malha magenta. Tenho também umas meias de lã feitas à mão, por uma senhora que as vende de porta em porta, e tcharan!!, a peça essencial à noite, o meu roupão cinzento às bolinhas brancas.

15. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Provavelmente teria vestido os meus leggins mais quentinhos e uma “camisolona”. Nada de especial, portanto.

16. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
A roupa que já não visto mas que acho que algum dia vou precisar de novo. E devia tirar também toda a roupa que usei nas gravidezes porque, com certeza, não estarei novamente grávida tão cedo… 

17. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Saias. devia vestir saias e nunca visto porque acho muito desconfortável, principalmente no inverno.

18. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Sabes, Miriam, do alto do teu 1.60 m podias, de vez em quando, perfeitamente usar uns sapatitos mais altos, usar uma maquilhagem qualquer para não andar sempre igual e deixar de lado as calças de ganga remendadas e as sapatilhas.




1 comentário:

  1. Gosto do colorido! Se calhar também gosta como eu de clogs..às vezes encontram-se boas oprtunidades em 2ª mão..
    http://maia-porto.olx.pt/sandalias-camel-clogs-lotta-from-stockholm-iid-448306089
    http://maia-porto.olx.pt/sandalias-vermelhas-clogs-lotta-from-stockholm-iid-448306057

    Obrigada!

    ResponderEliminar