Calções e vestidos princesa

1010259_10151475295307823_1591347915_n

Ando há que tempos a tentar dissertar a sério sobre o que vestem atualmente as adolescentes, cheguei até a pedir ajuda a algumas mães para perceber o que está na moda entre elas. Entretanto fui de férias, elas andam por todo o lado e por todo o lado eu vejo adolescentes e jovens de calções curtinhos (na praia e fora dela) ou com maquilhagem e vestidos princesa. E unhas pintadas. Podem existir mais estilos. Estes são os que parecem mais "epidémicos". Sobretudo os calções. Com sapatilhas, com sandálias rasas, havaianas, com camisolas largueironas de manga comprida, t-shirts básicas ou modelos mais elaborados, carteirinha a tiracolo, tanto dá para ir à praia como para andar na rua ou sair à noite. O verniz nas unhas, sempre, nos pés e nas mãos. Vermelho, vermelho vivo entre o rosa e o laranja, coral.

O mesmo estilo de look também vai com leggins. A maioria são pretas, misturam-se com gangas mas como as riscas estão na moda esta estação parece-me que anda por aí um modelo de calças tipo leggins com riscas largas, pretas e brancas, que não ficam bem a qualquer uma mas que já vi no corpo de várias. Sábado à noite cruzo-me também com vestidos princesa, ou cinderela, detenho-me no que tem uma parte de cima branca, cintura preta, a parte de baixo coral e esvoaçante, o cabelo apanhado, maquilhagem de se ver ao longe. 

Eu sei que elas querem ser diferentes. Entre elas próprias, entre os diferentes grupos que há entre elas. Querem diferenciar-se dos adultos que acham fora de moda e sem estilo, mas aproximam-se dos que elas acham que têm. E algumas ficam muito parecidas, com os vernizes nas unhas, as carteiras tamanho XL no braço, as saias lápis coloridas, os saltos altos. Mas na procura pelo diferente o que se cria é uma grande multiplicação do mesmo look, com meninas e meninos todos diferentes mas alguns muito iguais. Não pretendo criticar, apenas constatar. Também já lá estive, também por lá passei. E o curioso é que quando eu tinha a idade delas, o estilo de roupa que se usava não era muito diferente. Só assim se explica que eu tenha ainda hoje uns calções curtinhos aos quadradinhos. E que me lembre de os usar não porque me sentia confortável, mas porque era o que estava na moda e o que toda a gente usava naquela altura. Tinha as coxas e as ancas demasiado largas para que me assentassem como às outras meninas magrinhas e eu não gostava disso. Mas usava-se, eu queria ser diferente mas não tanto, não de tudo e de todos. No fundo só queria ter um corpo igual ao das outras e uns calções que me ficassem bem, e isso foi das coisas mais estúpidas que durante toda a minha vida pensei.

2 comentários:

  1. Deviam sempre vestir-se de acordo com o tipo de corpo. Mas cada um sabe de si:)

    ResponderEliminar
  2. Realmente esses calções curtinhos e os vestidos tão na moda não beneficiam toda a gente e se é para ser igual aos outros que piada é que isso tem? Tenho a ideia que enquanto adolescente nunca fui em modas e agora muito menos. Visto-me de forma confortável, calças de ganga e tops ou t-Shirts. Saias poucas e vestidos ainda menos e pronto.
    Seria bom se essas miúdas se preocupassem mais com outras coisas do que só com a roupa que vestem, que não lhes fica assim tão bem, na maioria das vezes!

    ResponderEliminar