WHAT' S IN YOUR CLOSET # 34 Ana Isabel Pereira (porto24.pt)




Gosta de cruzar peças clássicas com artigos mais descontraídos e manter um registo sóbrio com um apontamento "mais vistoso". É fã de risquinhas, de preferência em azul e branco, de blusas às bolinhas, de sabrinas e de malhas "com buracos". Durante a semana, Ana Isabel Pereira pensa no que vai vestir "minutos antes de sair de casa" e às vezes acontece sair literalmente com as primeiras peças que lhe aparecem à frente, ou com as que estão lavadas e passadas a ferro.

Por razões profissionais, a directora-adjunta da rede Porto24 tem compromissos de trabalho que "exigem que vá mais arranjadinha", mas sempre dentro de um padrão "coerente e simples, com um apontamento a "animar" um todo mais sóbrio". Nos últimos anos, a jornalista tem tentado apostar em peças intemporais, dentro do tal estilo "clássico-descontraído", que duram várias estações e nunca saem de moda.  A compostura no vestuário nada tem a ver com o armário, que é "cheio, desarrumado e caótico".



1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir? 
Durante a semana, confesso que minutos antes de sair de casa. E, às vezes, acontece sair literalmente com as primeiras peças que me aparecem – ou que estão lavadas e passadas a ferro! Penso muitas vezes que devia dedicar mais tempo a essa escolha, talvez de véspera, mas simplesmente não tenho paciência. Abro uma excepção quando tenho compromissos de trabalho que, exigem que vá mais arranjadinha, como reuniões com parceiros do Porto24 ou eventos que incluem jantar e alguma cerimónia. Ao fim-de-semana, já dou mais atenção ao que visto, sobretudo se tiver algum jantar especial ou outro evento.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
(acho que respondi acima). 

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Não uso maquilhagem. Ou antes, é muito raro fazê-lo. Uso maquilhagem nos casamentos e num ou outro fim de ano. Recentemente, passei a maquilhar-me (aliás, a deixar que me maquilhassem) uma vez por semana, por motivos de força maior, que é como quem diz profissionais. Semanalmente, sempre às quartas-feiras, sou convidada do programa Porto Alive! do Porto Canal para falar de cultura, de lazer e das descobertas que o Porto24 vai fazendo na cidade. Nos outros dias do ano, antes de sair de casa preocupo-me em vestir peças que façam um conjunto coerente e simples, com um apontamento a "animar" um todo mais sóbrio (uma camisola com renda ou aplicações, uma peça mais colorida, um colar vistoso, etc) e em sair de casa vestida de acordo com a meteorologia! 

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Uso diariamente gel de limpeza e creme hidratante (de dia e de noite) de rosto. Quando me lembro, uso creme para o contorno dos olhos. A mesma coisa acontece com o creme de corpo: só aplico quando me lembro, nas férias ou quando a pele "pede". Não arranjo o cabelo, nem sequer o seco – só no Inverno e para não me constipar tantas vezes. Pinto as unhas das mãos, mas confesso que não as trago impecáveis e pintadas de fresco todos os dias. Durante muito anos, pratiquei desporto diariamente e não conseguia mantê-las bonitas. Não valia a pena pintá-las porque descascavam logo. Agora, vou pintando. No Verão, pinto também as dos pés! 

5. Qual é o teu estilo? 
Gosto de cruzar peças clássicas com outras mais descontraídas, sempre num registo sóbrio, simples, em que pode haver o tal apontamento mais "vistoso". Dentro dos clássicos, gosto de peças estilo navy, às risquinhas e de preferência em azul e branco, de malhas com 'buracos', texturas e aplicações, de blusas às bolinhas, de sabrinas...

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Cheio, desarrumado, caótico. Isso tudo. Recentemente, fiz uma "limpeza" e dei peças que não usava há mais de cinco ou seis anos. Mas o armário e as duas cómodas já estão novamente a "abarrotar". Não vejo a hora de me mudar para a minha casa nova (vou começar a agora a aventura de reconstruir um prédio antigo na baixa) e de ter espaço de sobra...

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
T-shirts, sapatilhas, camisolas. Já tive mais calças de ganga, mas nos últimos dois anos tenho, por razões profissionais, tentado vestir outros tecidos (vá, mais nobres), mas ainda tenho algumas. 

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa? 
Nos últimos dois, três anos, tenho tentado apostar em peças intemporais, "clássicos", dentro do tal estilo "clássico-descontraído", que duram várias estações e nunca saem de moda. Tento fazer boas compras também. Ultimamente, só compro roupa, calçado e acessórios nos saldos ou em lojas outlet. Como procuro as tais peças intemporais, é indiferente comprá-las no início da estação ou mês e meio depois...

9. Encomendas roupa online? Tem corrido bem ou já tiveste surpresas desagradáveis?
Não, mas já encomendei roupa por catálogo, o que tem muitas semelhanças. Que me recorde, não tive surpresas desagradáveis, mas só encomendei peças em que a margem menor de erro era menor (t-shirts, malhas, calças de fitness...). 

10. Qual a tua loja preferida? 
Não tenho uma. E dentro daquilo que posso comprar (faço muitas compras nos saldos!), gosto da Cortefiel, da Massimo Dutti, de algumas coisas na Zara e na H&M, da Mango, da Globe, da Pepe Jeans, da Bimba &Lola, da Benetton, da Lacoste, da Casa Batalha, da Lanidor...

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho) 12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem? 
Não tenho uma peça de roupa favorita, tenho algumas que uso há muito tempo e uso bastantes vezes. Como, por exemplo, as últimas sapatilhas All Star que comprei, há uns seis anos talvez, e uma camisola básica da H&M que adorava, pelas riscas, pelo estilo navy mas sobretudo pelos ombros farfalhudos, e que perdi num fim-de-semana em La Rochelle, França, numa viagem com amigas... De momento, lembro-me do estilo da Letizia Ortiz, da Kate Middleton, da Sarah Jessica Parker, da Sienna Miller, da Katie Holmes, da Kerry Washington e da "Jessica Day", personagem interpretada pela Zooey Deschanel.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Não. Gosto do estilo de algumas pessoas, mas não queria vestir-me exatamente igual a outra pessoa. 

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
No Verão passado, fui usufruir de uma massagem de pedras quentes que me ofereceram no início do ano e quando acabou vesti a camisa que levava ao contrário. Só quando já estava no autocarro é que dei conta, quando vi a etiqueta (daquelas compridas) branca de fora. Não me acontecem muito essas coisas, mas vai acontecendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário