WHAT' S IN YOUR CLOSET # 21 Matilde Beldroega

Compra menos coisas em verde e castanho, compra mais saias e vestidos, Não insistas em cortar o cabelo onde sabes que não resulta. São estes os conselhos que Rita Pinheiro, autora da marca Matilde Beldroega® daria a si própria. Apesar de tudo, prefere manter o armário mais para o vazio. É isso que a faz feliz, explica, assegurando gastar mais facilmente dinheiro em material para fazer os bonecos (e as famílias) que a tornaram famosa, do que em roupa. 

Rita não tem loja nem marca preferidas, opta por comprar quando gosta e pode, ou quando precisa. Não é fácil ir às compras com ela, porque escolhe muito. A intenção é não gastar muito dinheiro mas comprar peças de que não deixe de gostar facilmente e com qualidade suficiente para durarem anos sem ficarem feias.

Já teve várias peças que morreram de velhas, porque quando gosta de alguma usa-a mesmo muito. Ainda se lembra, por isso, de umas calças de linho castanho como as calças que melhor lhe ficaram até hoje. Por estes dias, anda apaixonada por uma capa em burel. 

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Depende do que tiver que fazer no meu dia. Se for um dia de trabalho normal, como trabalho em casa a roupa que visto é prática, confortável e fácil de escolher. Penso nela antes do duche. Se tiver que sair, depende da hora a que sair - Se for cedo, pela manhã, penso na noite anterior, para no próprio dia não perder muito tempo.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Não demasiado, mas sim, preocupo-me!

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Todos os dias de manhã, independentemente de sair de casa ou não, cuido da pele do rosto. Se tiver que sair, embora de uma forma discreta, costumo usar alguma maquilhagem - blush, porque sou muito pálida, às vezes rimel e cor nas pálpebras e quase sempre um batom, normalmente num tom avermelhado.

4. Qual é o teu estilo?
Não sei, acho que não tenho nenhum em particular. 

5. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Mais para o vazio (embora mesmo assim não muito arrumado), por várias razões:
* Não sou muito consumista 
* Gosto de ter a uso só a roupa da estação, a outra guardo. Este ano já comecei a pôr no armário algumas peças mais frescas, acho que para chamar a primavera...
* As várias mudanças de casa que já fiz, invariavelmente, levam-me a fazer uma limpeza ao armário e a desfazer-me de uma vez por todas do que já não uso mas vou acumulando - O mau disto, é que passado algum tempo vou lembrar-me do tal casaco tão giro e que, parva, já não tenho.
* Por último, porque me faz mais feliz, gasto mais facilmente dinheiro em material para o meu trabalho (tecidos e lãs, etc...) do que em roupa. 


6. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Calças, camisolas de algodão e camisas

7. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Em lojas reais e experimento sempre. Nunca comprei nada online, embora me sinta tentada

8. Encomendas roupa online?
Ainda não aconteceu

9. Qual a tua loja preferida?
Na verdade, não tenho nem loja nem marca preferidas. Compro quando gosto e posso, ou quando preciso de alguma coisa. Escolho muito, é muito chato ir às compras comigo! O meu lema é não gastar muito dinheiro mas comprar peças de que tenha a certeza de vir a gostar durante muito tempo, com qualidade suficiente para durarem anos sem ficarem feias. Adoro roupa em segunda mão. Tenho pena de não conhecer nenhuma loja por aqui.

10. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Já tive várias peças que morreram de velhas. Quando gosto de uma peça uso muito muito muito, tipo farda, até não existir mais. Já me aconteceu com calças (lembro-me de umas em linho castanho, as calças que melhor me ficaram até hoje. Recordo-as com saudade!), com vários casacos que herdei da minha avó e alguns comprados em segunda mão. De momento, a minha peça de eleição é uma capa em burel, que tenho há alguns anos e continuo a adorar


11. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Não tenho nenhuma referência de estilo

12. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Não, que me lembre nunca houve

13. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Várias vezes com calçado de andar em casa

14. O que trazes vestido neste momento?
Umas calças de ganga velhinhas, muito confortáveis e uma camisola de malha

15. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
Se tivesse sido um dia perfeito, tinha sido um lindo dia de verão, não muito quente, passado na praia (estou a morrer de saudades). Teria vestido um biquíni


16. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Acho que já não tenho muito esse problema

17. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Saias e vestidos

18. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Oh! Vários: Compra menos coisas em verde e castanho, compra mais saias e vestidos, Não insistas em cortar o cabelo onde sabes que não resulta 

1 comentário:

  1. Já não me lembrava nada dessa cobra!!! Fica-te tão bem, encaixa na perfeição nesse conjunto.
    Beijinhos, Rita!

    ResponderEliminar