WHAT' S IN YOUR CLOSET # 19 Vanessa Rodrigues (latitudesnomadas.wordpress.com)



Não é que ela seja particularmente distraída (vamos descontar o facto de já ter saído de casa com uma camisola com a etiqueta para a frente e um casaco de malha do avesso), mas conseguiu o feito de sair de casa com um esfregão da loiça agarrado à roupa. A culpa não foi dela, foi do cachecol vermelho de lã que se agarra a tudo. Vanessa Ribeiro Rodrigues, jornalista independente de 32 anos que recentemente criou o blogue Latitudes Nómadas é de "pormenores exagerados" nos cuidados estéticos: tem cremes para tudo - rosto, olhos, corpo, mãos, pés e joelhos, para além dos óleos e máscaras naturais que usa para mimar ainda mais a pele.

Usa roupa e acessórios até ao fim e ultimamente não poupa o chapéu roxo feito à mão que comprou numa chapelaria antiga em Nova York. Vanessa viveu cinco anos em São Paulo, no Brasil, e foi lá que ganhou o hábito de pintar as unhas com frequência. Em 2009 passou quatro meses na Amazónia com um projeto de jornalismo pessoal e alimenta, desde 2006, o blog Crónica Luna Samba

A temporada brasileira mudou-lhe a vida, mas não o suficiente para deixar de esconder o corpo em pretos e roupas largas, mesmo no verão, para esconder a pele fina. Acabar com estes complexos "desnecessários e tontos" é o conselho dado a si mesma por esta mulher dos mil e um projetos que, se pudesse escolher de novo, seria jornalista.

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Durante o banho, ou quando tenho de enfrentar o guarda-roupa.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Tem dias. Por vezes, sou mais vaidosa e tenho paciência para ser mais criativa na escolha. Noutros   socorro-me da fórmula infalível: calças de ganga e uma camisola confortável. O estilo desportivo também me acomete, às vezes. 

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
As minhas principais preocupações "estéticas" em geral são: dentes preparados para os sorrisos do dia (confesso que é uma grande preocupação estética, sim) e o lápis preto nos olhos. O rosto limpo e sorridente é primordial. Depois, no Inverno nunca saio sem um cachecol. Sou mais miúda de Inverno para me vestir.

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Sim, sou de pormenores exagerados, mea culpa. Uso creme de rosto, olhos, corpo, mãos, pés, joelhos. Uso muito óleos naturais da medicina ayurveda, como sésamo e argão para hidratar e regenerar a pele. Depois, faço máscaras naturais de mel, açúcar e argila para mimar a pele. Maquilhagem: base e pó, em dias de vaidade extrema; e um pouco de base clara diariamente para disfarçar a puberdade facial que ainda me acomete, de vez em quando. Pinto as unhas com frequência - um hábito que ganhei, inevitavelmente, da minha temporada no Brasil. O cabelo é mais wash and dry and go. Não me dá trabalho nenhum. 

5. Qual é o teu estilo?
Agora que penso nisso...continuo sem saber. Sou uma mistura. Não tenho. Tanto coloco um chapéu mais clássico com saia, como no dia seguinte estou de calças de ganga e camisa desportiva. A roupa também tem muito a ver com o humor do dia.

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Queres mesmo falar sobre isso? Bom... cheio e desarrumado. Não chega a ser caótico que volta e meia ando à procura de alguma peça e tenho de lhe pôr "alguma ordem". Diria mais, estilo guerra de almofadas.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Tive de ir ver... E o óscar de ator principal vai para... as calças de ganga, sem dúvida. 

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Acontece-me comprar coisas parecidas: casacos de malha básicos, calças... Compro, regra geral, por necessidade. Preciso de um casaco preto porque o antigo está puído e lá vou eu. Falta-me uma camisola castanha, voilá. Confesso que não tenho paciência para compras e ver as lojas cheias de roupa, com tanta variedade, entedia-me. Como acumulei muita roupa que ainda me serve acabo por tentar reinventar os trapos. Camisas antigas, saias, calças, vestidos, camisolas que não saem de moda. É vantagem de ter muita coisa "básica", ainda que com cortes mais "moderninhos". 

9. Encomendas roupa online?
Não.

10. Qual a tua loja preferida?
Não tenho. Misturo muito roupa clássica (tipo camisas) com cortes mais alternativos nas saias e casacos. Ultimamente aventurei-me nas lojas de segunda mão e tenho descoberto saias e camisas lindas ao preço de 4 bolas de Berlim. Quando morava em São Paulo comprava muita roupa, em primeira mão, em feiras alternativas, a preços muito simpáticos,que aconteciam aos Sábados, ou na Galeria Ouro Fino com lojas de designers a começar carreira. Essa talvez, sejam, então, as minhas lojas prediletas. 

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Neste momento: comprei um chapéu roxo feito à mão numa chapelaria antiga em Nova York e é um mimo de elegância. Adoro. Mas não sou de deixá-lo na caixa. Uso tudo até ao fim. Até agora continua impecável e cúmplice na guerra contra ao frio. Antigo: Umas calças vermelho-velho que ficavam lindas e eu poupava, poupava, até que se rasgaram na bunda...

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Hum... Não tenho, nem estou a ver. Acabo por me render ao pragmatismo, apesar de ser vaidosa nos pormenores: uma pulseira, uns brincos, uma écharpe, um chapéu, uma maquilhagem. Tenho algumas amigas que se vestem muito bem e têm muita paciência para escolher a roupa e conjugar. Mas não me vejo a vestir as roupas que elas conjugam, porque percebo que tento passar despercebida com a roupa, algo mais sóbrio e básico. 

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Sim, como a Emma Peel (Diana Rigg) da série de TV "Os Vingadores". E mais recentemente com Christine Collins (Angelina Jolie), num estilo mais anos 20 do século XX,no filme "A Troca", dirigido por Clint Eastwood. Gosto muito dos vestidos e cortes femininos dessa época.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Camisola ao contrário, com a etiqueta para a frente, já aconteceu. Casaco de malha do avesso (para espantar bruxas, como diziam as nossas avós), também. Mais recentemente um episódio caricato: tenho um cachecol vermelho de lã muito grande (e quentinho) que se agarra a velcro e tecidos semelhantes. Alguns metros depois de sair de casa comecei a sentir que havia qualquer coisa áspera no cachecol: era um esfregão verde, novo, agarrado a ele. Fartei-me de rir. Antes de sair de casa passara pela cozinha e ele deveria estar no balcão. O cachecol achou por bem agarrá-lo para o passeio. :-)

15. O que trazes vestido neste momento? Tens algum tipo de maquilhagem, verniz, etc?
Boa. Apanhaste-me num dia de vaidade como a Primavera. Visto uma camisa rosa-velho comprida, com xaile preto, fechado dos lados; cachecol axadrezado rosa-velho e azul-marinho; calças de ganga, botas castanhas por fora. O lápis preto nos olhos, sombra rosa, rímel, a base. Sem verniz, unha nua, hoje. Cabelo solto e spray de volume para lhe dar um sorriso nesta invernia.

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
O que visto hoje, sinceramente. Um requisito da roupa que visto é ser confortável. Faço para que todos os dias sejam perfeitos. 

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Uma blusa/túnica verde linda que comprei o ano passado e nunca usei porque acho que não combina com nada que tenho.

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Vestidos e saias.

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro? 
Convido os meus pais para almoçar, compro um bilhete de inter-rail para a Europa de Leste e outra em promoção para o Rio de Janeiro. 

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Honestamente: a não esconder tanto o corpo. Tendo ao preto e às roupas largas. Depois, mesmo no Verão uso casacos de malha para esconder a pele fina, dos braços, notando-se as veias. São complexos desnecessários e tontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário