WHAT' S IN YOUR CLOSET # 18 Sílvia Santos - Si Atelier®

Adora usar chapéus e acha que, em parte, isso se deve ao desespero de não saber o que fazer com o cabelo. Durante muito tempo foi conhecida como a menina que só vestia preto, branco e vermelho, mas a maternidade mudou-lhe a vida, também no que diz respeito às cores das roupas que veste. No armário de Sílvia Louro Santos, designer de joalharia contemporânea e criadora da marca Si Atelier® (www.si-atelier.blogspot.pt), só ainda não entram tons de verde, roxo, castanho ou beje.

Esta arquiteta que se sente realizada a fazer aquilo a que chama arquitetura a "escala milimétrica" tem momentos de distração, mas consegue evitar embaraços a tempo: "Já entrei no elevador várias vezes de chinelos, mas reparei a tempo de ir trocar". Trabalha quase sempre em casa e o habitual é vestir a primeira coisa que me aparece à frente, mas chega a maquilhar-se quando não tem planos de sair. Acha que lhe dá outra "alegria ao rosto e à cabeça nos dias mais cinzentos".


1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Quando abro o roupeiro, depois do banho. A verdade é que me preocupo mais com o que vestir à minha filha de ano e meio, vesti-la bonitinha para ir para o infantário, mas ao mesmo tempo prática e que não tenha frio nem calor (normalmente o meu maior dilema).

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Como trabalho em casa, no dia a dia, acabo por vestir a primeira coisa que me aparece à frente, depois acontece a meio do dia mudar de roupa se entretanto surge algum compromisso fora de casa. Mas se tenho alguma reunião ou apresentação do meu trabalho escolho a roupa com muito cuidado com um ou dois dias de antecedência.

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Ter a certeza de que não me esqueci de nenhuma peça de roupa fundamental e principalmente se levo um acessório Si Atelier, que confere ao look mais básico aquele toque especial.

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Cremes alguns, maquilhagem adoro, não me maquilho todos os dias mas uso com bastante frequência. Chego a maquilhar-me mesmo para ficar por casa, dá-me outra alegria ao rosto e à cabeça nos dias mais cinzentos. Adoro arranjar as unhas a mim própria, mas um dia de trabalho de oficina e lá se vai o verniz. Às vezes não sei muito bem o que fazer com o cabelo, se calhar é por isso que adoro chapéus!

5. Qual é o teu estilo?
Desde há muitos anos era conhecida pela menina que só vestia preto, branco e vermelho. Esse era o meu estilo. Agora, desde que fui mãe tenho sentido uma enorme necessidade em usar mais cores, não sei bem explicar porquê, mas acho que é a alegria e vivacidade da minha filha a entrar-me nas veias e a refletir-se no que visto. Mas há cores que ainda não entram no meu roupeiro como o verde, o roxo, o castanho ou o beje.

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Cheio (tenho pouco espaço) e arrumado. Faço pelo menos duas grandes arrumações por ano, quando muda a estação e aí obrigo-me a selecionar aquelas peças que não uso há meses ou que já estão em mau estado para poder receber (ter espaço) para as novas aquisições da estação.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Vestidos, adoro! E acessórios, claro! São os meus melhores aliados, fazem com que um look básico ganhe outra sofisticação.

8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Depende do estado de espírito e do dinheiro que posso gastar. Mas já me aconteceu várias vezes (acho que nos acontece a todas) AMAR uma determinada peça e não ter um tusto e, noutras alturas, ir determinada a comprar uma peça especial mesmo que seja mais cara e não encontrar nada que me apaixone.

9. Encomendas roupa online?
Para mim ainda não, mas já comprei roupa para a minha filha no Etsy. 

10. Qual a tua loja preferida?
Acho que não tenho assim nenhuma loja preferida... apaixono-me pelas peças e não pelas marcas.

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Peça de roupa não, mas tive umas botas de cano alto, em pele, pretas, que foram companheiras de muitos anos. Até que percebi que já não dava mesmo para as usar e não valia a pena guardá-las porque elas não iam reviver comigo as histórias que caminhamos juntas...

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Não gostava de ser como ninguém, gosto de ser como sou. Ok, sinto que devia arranjar-me um bocadinho mais, mas isto de trabalhar em casa pede é roupa confortável.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Não, nunca que me lembre. Na adolescência até tinha o gosto de personalizar a roupa para ser única. Hoje em dia diferencio-me pelos acessórios.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Não, acho que nunca. Já entrei no elevador várias vezes de chinelos, mas reparei a tempo de ir trocar.


15. O que trazes vestido neste momento?
Como hoje tenho um almoço com uma amiga, vesti um vestido em malha preto básico, collans cinza às riscas (adoro os collans da Calzedónia, ok, acho que esta é das minhas lojas favoritas), um casaco vermelho e um colar Si Atelier, claro! Se fosse dia de ficar por casa vestia os meus amigos leggings e camisolão.

16. Se hoje tivesse sido um dia perfeito, com tempo para tudo o que precisas, o que terias vestido?
A mesma coisa, mas maquilhava-me.

17. O que achas que devias eliminar do teu guarda-roupa de uma vez por todas?
Roupa que já não me serve mas que eu ainda tenho esperança de voltar a caber lá dentro!

18. O que devias vestir mais vezes, mas não vestes?
Vestidos! Tenho imensos e acabo por andar sempre com as mesmas legging e camisolas confortáveis.

19. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro?
Entrava nalgumas lojas da Avenida da Liberdade por onde passo e espreito a montra mas não tenho coragem de entrar.

20. Se tivesses de dar um conselho de estilo a ti própria, qual seria?
Humm... arrisca mais e esquece o preto.

1 comentário:

  1. Adoro usar cores.
    Adoro preto, mas penso como tu, devemos arriscar mais :)

    Um excelente fim de semana*
    Muitos beijinhos
    MUAH* <3
    Neuza Mariano
    Meu canal Youtube

    ResponderEliminar