WHAT' S IN YOUR CLOSET # 12 Juliana Cerdeira (miaufroufrou.blogspot.pt)



Não há hesitações em frente ao armário, porque a seleção começa na hora de comprar. Juliana Cerdeira não é só a designer e proprietária da loja Miau Frou Frou, que se prepara para mudar de instalações, expandir a marca a vários pontos de venda e internacionalizá-la*. Ela é, também, a única mulher que conheço que não perde tempo a escolher o que vai vestir. Nada de indecisões a olhar para o guarda-roupa, nada de planeamentos, só pensa no que veste depois do banho. Nunca trocou uma peça de roupa. Parece simples: analisar muito bem tudo e mais alguma coisa no momento de comprar. Depois, diz ela, o resultado sai "naturalmente bem". É uma questão de técnica: "Ter peças certas no armário é meio caminho andado para não vestir errado". O estilo da Juliana é, evidentemente, Miau Frou Frou, mas há espaço para misturas com outras marcas. O importante, diz a designer, é ter a liberdade para sermos o que quisermos, e sermos cada vez mais a exteriorização de nós próprios. 

* A loja da rua Miguel Bombarda fecha portas e a Miau Frou Frou transfere-se este mês para um novo espaço, na zona da Foz. Acontece que, na nova localização, a Miau Frou Frou não vai funcionar como loja, mas como atelier para atendimento de encomendas privadas. Este serviço de criação personalizada correspondia já a 50 por cento do trabalho da marca em Miguel Bombarda. Mas há mais novidades: a intenção é continuar com a marca e com as suas coleções de pronto-a-vestir, colocando-as à venda noutras lojas, nacionais e internacionais.







1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Normalmente acordo sempre com a sensação que já estou atrasada, mesmo não tendo horários a cumprir. Então vou direta para o duche e na altura de me vestir penso nisso.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Já passo demasiado tempo a pensar em roupa profissionalmente para ter muita paciência para pensar nisso pessoalmente. Mas em geral não descuido muito. A minha preocupação com o que visto está  no momento em que vou comprar roupa - dessa forma, no dia-a-dia tudo sai naturalmente "bem". Ter peças certas no armário é meio caminho andado para não vestir "errado".

3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
Saio quase sempre maquilhada, tirando ao domingo que é o dia de folga da minha pele. Gosto de estar sempre bem, mas acima de tudo confortável. E a minha grande preocupação passa mais por evitar passar frio ou calor - tenho um termostato avariado.

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Sim acho que me preocupo, mas dentro dos parâmetros (digo eu) normais. Uso produtos de farmácia ou da minha esteticista, a partir daí só trato de limpar e hidratar a pele. As unhas em geral andam pintadas e por mim, mas também lhes dou dois dias de descanso semanal. O cabelo neste momento tem liberdade para ser ele próprio, é lavar e andar.

5. Qual é o teu estilo?
É um estilo MIAU FROU FROU.

6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
A rebentar pelas costuras mas arrumado, dentro do possível, pois está tudo apertadinho e com duas peças no mesmo cabide, o que não me agrada muito.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Vestidos e sapatos (que rondam os 200, ups)



8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Vejo tudo e só no fim compro, sem hesitar, porque já analisei tudo. Nunca troquei uma peça. Nos últimos anos, devido à minha marca, faço as peças que acabo por vestir. Mas também as misturo com outras marcas.

9. Encomendas roupa online?
Raras vezes comprei online, gosto de tocar nos tecidos, ver os acabamentos e sentir a peça. A não ser que já confie e conheça bem a marca.

10.Qual a tua loja preferida?
A MIAU FROU FROU

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Não tenho uma de eleição.

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Nós temos liberdade para sermos como quisermos, logo o mais interessante é sermos cada vez mais a exteriorização de nós próprios. Aqui não cabe a inveja pelo visual de ninguém em particular mas a admiração pela autenticidade. Gosto de analisar moda de rua.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Já passei por imensas fases desde miúda, não por enaltecer alguém (ainda bem, porque eu gostava do Axel Rose e do Peter Murphy) mas pelos estilos de vida que fui adotando.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Não, no máximo já saí de casa de pijama por baixo de um casaco e umas botas para ir levar o lixo.

15. Neste preciso momento tens 1000 euros na mão para gastar só em ti. O que fazes com esse dinheiro?
Comprava uma viagem à Índia, é um grande investimento na nossa beleza e riqueza interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário