WHAT' S IN YOUR CLOSET #9 Ana Patrícia Pina (www.anapina.com)


Quando precisa de se arranjar para uma ocasião especial, a escolha do que vai vestir pode nem começar pela roupa, mas por aquele par de sapatos ou um por um determinado colar que lhe apetece usar. Definiram-lhe o estilo como "casual chic", mas ela não gosta de rótulos e usa de tudo, sejam sapatos tipo Oxford sejam Doc Martens. Saltos altos e camisas é que não constam no armário da Ana Patrícia Pina, a arquiteta que se tornou ilustradora e agora apostou na joalharia e que, quando era pequena, sempre preferiu desenhar do que brincar com legos.

O armário desta artista não é arrumado. É um primor de arrumação. Tem uma porta para saias e casacos curtos, outra para calças, outra para casacos compridos, gavetas para roupa de Inverno e roupa de Verão. Quando pode, tenta ter, dentro de cada secção, as peças agrupadas por cores e tipos. Ela admite que "talvez seja um pouco maníaca". Eu digo que esta mulher é o monstro da organização. Bastou-me olhar para as imagens, antes sequer de ler a entrevista. E foi por isso que respeitei religiosamente as instruções sobre onde colocar todas as fotos - sim, ela enviou-me a entrevista "editada", com indicações precisas de onde devia introduzir cada uma das imagens. 

Ana admite ter mais casacos e sapatos do que precisa, mas também reconhece que um parte de si acha que precisa de muitos mais (who doesn' t?). As compras que faz são "passionais" porque a designer dificilmente precisa de algo em particular. Quando isso acontece, as necessidades multiplicam-se: "Já sei que vou encontrar um monte de outras coisas que passo a querer em vez do que procurava", descreve. Quem nunca passou por isto que atire a primeira pedra - eu não, eu estou aqui quietinha.

Estilo, não inveja o de ninguém, apenas a folga monetária para alcançar aquele guarda-roupa de sonho. Contudo, talvez Ana não se importasse de ser uma combinação entre a Amélie Poulain e a Carrie Bradshaw.

1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Geralmente, se souber que vou sair logo de manhã, preparo a roupa que vou vestir no dia anterior, o que ajuda a prevenir indecisões de última hora… Senão, é a primeira coisa que faço depois de me levantar: escolho o que vou vestir, levo tudo para a casa-de-banho e saio de lá já pronta.

2. Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Preocupo-me com isso, sim. Dificilmente visto a primeira coisa que me aparece à frente, a menos que tenha que sair à pressa por 5 minutos para comprar pão. Mas não quer dizer que me aperalte sempre que saio ou que pense muito no que vou vestir… 
Se ficar em casa visto-me o mais confortavelmente possível e tenho roupa que acabo por usar só para isso – e com a qual dificilmente me atreveria a sair de casa, exceto disfarçada com um casaco comprido, para ir ao outro lado da rua! Se sair só para ir ao ginásio ou fazer compras perto de casa também me visto de modo descontraído…
Noutras ocasiões perco mais tempo, não só a pensar na roupa, mas também nos sapatos, no casaco, nos acessórios… Por vezes visto uma coisa só porque me apetece usar determinado par de sapatos ou colar naquele dia, por exemplo. Ou seja: a minha escolha nem sempre começa pela roupa.





3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? 
A menos que saia de casa para um recado relativamente rápido, não consigo sair sem ser maquilhada – não me pinto muito, apenas os olhos, mas sem isso sinto que me falta qualquer coisa. De resto dificilmente saio sem um anel no dedo e um casaco, consoante a altura do ano, claro. Adoro acessórios e tenho vários, como lenços, luvas ou óculos de sol, mas muitas vezes esqueço-me deles.




4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Não consigo nem tenho hipótese de gastar muito dinheiro em produtos de beleza, por isso não invisto muito em cremes. E confesso que ainda não percebi como usá-los da melhor maneira em meu proveito, o que daqui a uns anos pode ser usado contra mim. O mesmo digo do cabelo: tento cortá-lo regularmente, aplicar uma máscara de vez em quando, mas já desisti de conseguir mantê-lo com o aspeto e comprimento que quero. Já fico contente se estiver saudável e limpo! 
Gostava de tratar melhor das minhas unhas, por exemplo… roí-as durante muitos anos e agora ficam fracas se não as pintar. Tento fazê-lo regularmente, com um verniz discreto, mas depois de um dia a trabalhar na banca de joalharia as mãos ficam impossíveis, por isso na maior parte das vezes é um esforço inglório!
Quanto á maquilhagem, preocupo-me, mas não demasiado… nunca usei uma base, por exemplo.   E por muito que gostasse de pintar os lábios de vez em quando, admito que me deixa frustrada o facto de o efeito durar tão pouco tempo… já dos olhos não abdico.

5. Qual é o teu estilo?
Já descreveram o meu estilo como “casual chic” e acho que até me assenta bem! Não é que perceba muito ou concorde propriamente com este tipo de rótulos, mas diria que o meu estilo é descontraído sem ser desportivo, cuidado sem ser clássico, com personalidade sem ser extravagante. Não ligo muito ao que está na moda, porque embora me influencie inevitavelmente pelo que se usa (e se vende) no momento, sou incapaz de usar algo que me deixa pouco à-vontade só porque está na moda. Há muitas coisas mais extravagantes que gosto de ver nos outros e seria incapaz de usar… há outras que uso sem querer saber o que os outros vão pensar.
Tanto uso saias (adoro usá-las no Verão com sandálias e no Inverno com meias opacas) como calças (com preferência pela ganga). Num dia posso usar um vestido com sapatos tipo Oxford e no dia seguinte umas calças justas com Doc Martens. Dificilmente uso saltos altos e não tenho uma única camisa no guarda-roupa. Não gosto particularmente de usar cores garridas, mas tenho imensas peças em vermelho, por exemplo, que é uma das minhas cores preferidas.
Gosto de sobrepor peças, de cruzar estilos, de ligar aos pequenos detalhes… geralmente penso na roupa que vou usar como um todo, desde a roupa interior ao casaco.





6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Cheio (demasiado, de acordo com certas pessoas, que não eu) e arrumado. Grande parte do guarda-roupa cá em casa é ocupado por mim… tenho uma porta para saias e casacos curtos, outra para calças, outra para casacos compridos, gavetas para roupa de Inverno e roupa de Verão e quando posso, dentro de cada secção tenho as peças agrupadas por cores e tipos… sim, talvez seja um pouco maníaca, mas assim também é mais fácil encontrar as coisas que quero quando as procuro!

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Ah, esta é fácil! A minha perdição são os casacos (curtos, compridos e assim-assim, de todos os tipos e materiais, mas com uma paixão pela pele) e os sapatos (com ênfase nas botas, diria). Claro que, naturalmente, se contar o número de peças terei mais camisolas (incluindo básicas, manga curta, comprida e afins), porque são das peças mais versáteis, mas tenho certamente mais casacos e pares de sapatos do que preciso (embora parte de mim ache que no fundo “preciso” de muitos mais!).




8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
É simples: tenho dinheiro que posso gastar em roupa? Ena! Saio, entro nas minhas lojas preferidas, que até são poucas, pego num monte de peças e experimento – se gosto, faço as contas, seleciono e levo. Às vezes perco-me com promoções e compro coisas que não tinha pensado comprar… mas a verdade é que raramente saio para comprar roupa por realmente precisar, por isso acabam por ser mais compras passionais. 
Depois de tantos anos a acumular roupa que continua a servir-me, dificilmente preciso de facto de algo em particular e já sei que se sair para a procurar vou encontrar um monte de outras coisas que passo a querer em vez daquela que procurava… é por essas e por outras que já desisti de encontrar as calças de ganga pretas perfeitas, por exemplo! Limito-me a comprar as calças que encontro e me parecem perfeitas na altura – a mim e à minha carteira.

9. Encomendas roupa online? Tem corrido bem ou já tiveste surpresas desagradáveis?
Confesso que não… adoro ver e às vezes penso em tentar-me, mas gosto demasiado do processo de andar na loja a pegar e experimentar as peças, para trocar isso pelo risco de comprar algo que não me serve ou não é tão interessante ao vivo quanto parecia…
Sapatos então, nem pensar, nos últimos tempos os meus pés andam demasiado temperamentais e nunca sei exactamente qual o número que me vai servir!




10. Qual a tua loja preferida?
Há lojas onde não entro nunca, porque já sei que não me agrada o seu estilo… há outras onde não entro para não me sentir frustrada com o preço na etiqueta – se não tenho dinheiro para gastar prefiro nem ver. Geralmente a loja onde consigo juntar mais vezes o útil ao agradável é a Mango – gosto de quase tudo. A seguir diria que vem a Zara, mais raramente a H&M. Adoro as meias da Calzedonia e a roupa interior na Oysho e Women Secret. Também gosto muito da Prof, mas geralmente fico a babar na montra. Cada vez mais apenas compro roupa em época de promoções ou em outlets…

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Tenho várias peças há anos e anos! As preferidas vão ficando… as mais duráveis são capazes de resistir já há 10 anos ou mais. Se tiver que escolher uma, talvez seja o meu primeiro casaco de couro, preto, que a minha mãe me ofereceu quando terminei o Secundário. Usei-o imenso durante os anos da Faculdade, depois coloquei-o em pausa e agora tenho pegado nele outra vez, de vez em quando – seria incapaz de me livrar dele, mesmo que se estragasse ou deixasse de me servir.




12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Difícil… acho que nunca houve ninguém cujo visual realmente invejasse. O que invejo é a falta de limitações monetárias que me permitiriam manter o meu próprio estilo, mas com muito mais opções. Muitas vezes quando estou a ver um filme surge uma personagem que me deixa a pensar: “quem me dera ter aquele guarda-roupa!”, mais até do que pessoas reais. Talvez não me importasse de ser uma combinação entre a Amélie Poulain e a Carrie Bradshaw.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Nem por isso… Já passei por algumas fases distintas, como quando vestia preto aos 15 anos, mas não era para copiar alguém em particular, era mais porque me identificava com um grupo de pessoas com gostos idênticos que se associavam a essa imagem. Depois, com o tempo, passei a seguir um estilo próprio – e também a usar muitas outras cores.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Já estive para sair uma vez ou outra de chinelos, com a pressa, mas consegui impedir-me a tempo… tirando a velha figura do casaco abotoado com os botões desencontrados, não me lembro de nada grave!


3 comentários:

  1. Que engraçado! Adorei esta entrevista :)

    ResponderEliminar
  2. tal como tive oportunidade de dizer à Ana, achava eu que tinha um armário organizado... até ver o dela :D
    gostei muito da entrevista.

    ResponderEliminar