United Nude: A paixão do arquiteto Rem Koolhas transformada em design




Foi este sapato preto que me chamou a atenção. Apesar de ser de salto alto, apesar de sofisticado, apesar de não ser aquilo que habitualmente coloco nos pés, ou por tudo isso. Fui investigar. Rem Koolhaas. Hum, um arquiteto a desenhar sapatos - isto promete. United Nude é o nome da marca, que me conquistou porque (aleluia) não esqueceu quem não usa saltos e deu enorme espaço da coleção a um sem número de modelos de saltos rasos.

Conceitos claros, elegância e inovação - eis o que distingue a United Nude, que juntou Rem Koolhas a Galahad Clark, membro da sétima geração de uma dinastia de fazedores de sapatos.

A história destes sapatos começa com um coração partido: o do arquiteto holandês. Numa tentativa de trazer uma rapariga de volta, Rem reduz a arquitetura à sua escala mais vulnerável, a do pé de uma mulher. Embora a maioria das noções de romance sejam muitas vezes tolas, o que Koolhas procurou através da inspiração do romance foi o Möbius shoe. Extravagante, out of the box, de vanguarda. Nada de coraçõezinhos e coisinhas delicadas,  apenas o cruzamento perfeito entre moda e design, que convenceram imediatamente Galahad Clark e o levaram a querer criar uma nova marca.

Juntos, o diretor criativo e fundador Rem Koolhas e Galahad Clark criaram a United Nude. A escolha do nome prende-se com o facto de os produtos serem desenvolvidos por equipas internacionais de uma forma aberta. Lançada em 2003, a marca estabeleceu-se como um ícone da intersecção entre moda e design. 

2 comentários: