Intervalo para babyblog - os primeiros calções

Quando ele nasceu deram-me um livro daqueles para registar tudo e mais alguma coisa, desde o momento em que sorriu pela primeira vez até ao que deu os primeiros passos e toda uma série de outros detalhes que eu, mãe desnaturada, não fixei. É o meu primeiro filho, por isso não há grandes desculpas, a não ser que estive demasiado assoberbada nos meses que se seguiram ao seu nascimento, perdida com um recém-nascido que chorava muito, com as cólicas, com o deita, acorda, chora... com o adormece, acorda para dar de mamar, põe a arrotar, muda a fralda, deita-te outra vez, adormece, acorda de novo para fazer tudo outra vez. 

Ainda tentei fazer algo do género noutro blog, mas não de forma suficientemente eficaz para se considerar um registo a sério. A única coisa de que me lembro - vagamente - é que o meu filho deu beijos muito tarde. E que tomei nota da altura em que ele o fez, sem saber que seria o primeiro de muitos, mesmo muitos beijos  (agora é um beijoqueiro). Foi em abril de 2011, o que significa que tinha um ano e meio. 

Acontece que ontem, dia 15 de janeiro de 2013, ele desenhou pela primeira vez um boneco com calções. Até agora os bonecos não tinham roupa. E era raro ele desenhar bonecos, preferiu sempre mil vezes a abstração resultante da mistura de aguarelas e guaches (de preferência pintados com as mãos). Tentou convencer-me insistentemente de que devia ajudá-lo a desenhar uma t-shirt e vi-me grega para o convencer que não, não ia mexer no desenho, ele que fizesse outro, aquele estava genial: ele e eu na praia, porque "o pai estava a trabalhar". Ele de calções e tronco nu (até é como se deve estar na praia - acho que foi assim que o convenci), eu ainda na versão anterior dos bonecos sem roupa, mais pequena do que ele, mas desenhada quase por cima dele. Deve significar alguma coisa mas não é isso que me interessa. 

Estou orgulhosa porque ele desenhou o seu primeiro boneco com roupa e a sentir-me culpada por não ter registado tudo - o primeiro dente, os primeiros passos, os primeiros passos sem ser de mão dada comigo (neste caso faço uma ideia, sei que foi em dezembro de 2010, pouco depois dele ter feito um ano), a primeira palavra, a primeira brincadeira, a primeira gargalhada, todos os primeiros... E de não ter datado todos os desenhos que ele já fez.   


2 comentários: