WHAT' S IN YOUR CLOSET - Sílvia Silva (raparigascomonos.com)



A mulher que se veste às escuras não perde tempo a escolher roupa. Porque "sabe e sente" o que lhe fica bem e - atenção a isto - bastam dois minutos para decidir. Indecisão não é coisa que a afete e, talvez por isso, tenha apenas um verniz e um baton (quem sabe o que quer é assim...). No cabelo, a regra é um bom corte, para acordar sem precisar de fazer absolutamente nada. O estilo destaca-se pelo "uso descontrolado da cor", pelas peças antigas, os gorros e turbantes e o "síndrome do casaco comprido". Eis o guarda-fatos da Sílvia Silva, autora do blog raparigascomonos.com, colaboradora do Quarto de Mudança e por isso co-autora do novo visual do blog Divine Shape e responsável pela boa dose de paciência que foi preciso ter para me aturar no processo de transformação do meu blogue em algo decente, giro e cheio de estilo.

Ela é colorida e cheia de ideias e projetos (como o Choose your own head e o It' s a doily world), tem um blogue que por acaso é um dos meus preferidos all over the world porque fala sobre tudo, mostra coisas que eu gostava que tivessem sido descoberta minha (fico quase sempre perdida de amores por eles) e muita cor e boas fotografias. Não nos conhecemos, mas depois temos paixões pelos mesmos vestidos e ela sabe tudo o que eu não sei sobre blogues e demais universo digital.

Mais importante do que isto, foi a Sílvia me sugeriu juntar ao novo visual do blogue entrevistas a pessoas "normais" (o mérito é dela, todo dela), como forma de afirmar a Divine Shape como um projeto alternativo de divulgação de conceitos, produtos e marcas que não passam na maioria dos blogues sobre moda,

Por isso, aqui está a a entrevista WHAT' S IN YOUR CLOSET #1, com as tais imagens fantásticas e coloridas que só podiam ser da Sílvia, e a descrição da relação que ela tem com a moda.











1. Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Quando estou no banho!

2. Preocupas-te ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Preocupo-me no sentido em que quero e gosto de me vestir bem e sentir-me confortável com isso. Mas confesso que, na maioria dos dias, acabo por vestir repetições da mesma fórmula devido ao pouco tempo que tenho para mim durante a manhã. Tento arranjar-me antes de as minhas filhas acordarem mas geralmente elas fazem-no durante o processo e a partir daí não há mais controlo em coisa nenhuma! Para além disso visto-me quase às escuras, o que exclui qualquer possibilidade de me ver decentemente ao espelho. Sim, eu anseio pelo belo do 'closet' como os que aparecem nos filmes!








3. Qual a tua principal preocupação estética antes de sair de casa? Não sair maquilhada ou ter a certeza de que não te esqueceste de nenhuma peça de roupa fundamental?
A minha principal preocupação estética é com a minha pele. Nunca usei maquilhagem. Mas, atualmente, e principalmente depois da gravidez da minha segunda filha, tenho muitas manchas de pigmentação na cara e isso incomoda-me verdadeiramente. Por isso uso sempre protector solar 50+ o ano todo e uso alguma maquilhagem essencialmente correctiva. Devido a isto e porque há uns meses atrás comprei um lindo batôm da Lâncome comecei a pintar os lábios de manhã e adoro! O dia começa logo com 'outra cara'!

4. Preocupas-te em aplicar cremes, maquilhar-te, pintar as unhas, arranjar o cabelo, etc?
Aquilo que mais valorizo são bons cremes, não uso perfumes e tenho apenas um verniz e um batôm, mas se tivesse toda a 'disponibilidade financeira do mundo' gastava em bons cremes. Adoro as texturas, os cheiros e as maravilhas que fazem por nós! Gosto de ver mulheres bem maquilhadas, daquelas que parece que não usam nada, mas que todas sabemos usam. E gosto de ver as unhas bem arranjadas. Mas detesto meios termos. Ou seja, vernizes descascados, manicures com bonequinhos e cenas, pessoas que se maquilham mas não fazem a mínima de como se deve fazer ou aquelas que parece que aplicaram cimento na cara. Prefiro mil vezes uma cara lavada e umas unhas cortadas!
Quanto ao cabelo, o meu é liso e sem graça, porque gostava era de ter uma cabeleira estilo afro! Não sou nada dada a fazer penteados ou secar cabelos em casa e outras coisas do género. Por isso sempre fui apologista de um bom corte. A minha regra é que eu consiga acordar de manhã e não precise de fazer absolutamente nada ao cabelo para estar bem. Já tive o cabelo de muitas formas e feitios em termos de corte. Actualmente estou a passar por uma fase péssima, porque quero voltar a ter cabelo comprido e tem sido um martírio. Ou seja, ando sempre com ele preso.



5. Qual é o teu estilo?
Não sei dar um nome ao meu estilo, sinceramente. Sei que não tenho um estilo clássico, nunca tive e faço um uso descontrolado da cor. Muitas vezes ouço as pessoas dizerem coisas como o rosa não combina com o vermelho e eu não entendo isso. A definição 'combinar' não existe para mim. Nunca visto preto total nem branco total nem nenhuma cor total. No meu guarda-roupa claramente destacam-se algumas peças antigas que possuo (vintage como se diz agora e fica mais chique), nomeadamente casacos e o facto de usar com frequência gorros e turbantes. A minha maior dificuldade são os sapatos. Gosto de poucos e são ainda menos aqueles com os quais me sinto bem. Pelo que tenho calçado com muitos anos e sinto limitações a este respeito, porque por vezes gostava de usar determinados sapatos que esteticamente acho bonitos, mas sou incapaz de ter algo nos pés com que não sinta total conforto. Acabo por usar muito sapatilhas, mas nem sempre me apetecia fazê-lo.


6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
Cheio porque é pequeno! Mas arrumado dentro do normal, nada de caixinhas para sapatos e fitinhas de veludo a prender os cintos, nada disso. Roupa pendurada aleatoriamente. Ou seja, uma festa de padrões e de cor para quem o abre! Gostava de ter a roupa arrumada de outra forma, mais acessível, mais visível, com luz. Acho que muitas vezes não vestimos algumas coisas que acabamos por esquecer no meio da confusão.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Talvez vestidos ou casacos. Quer dizer, em número, serão os vestidos. Houve uma altura em que não usava calças de ganga, agora já me passou porque encontrei o modelo certo para mim e voltaram ao meu armário. Mas só uso um par.



8. Como é que escolhes/compras a tua roupa?
Por paixão! Olho e gosto. Pronto. Não sou indecisa e geralmente não experimento sequer coisas que não me ficam bem. Nunca compro (já tentei mas não resulta) roupa por necessidade, por exemplo, sair de casa para comprar umas calças porque me faziam mesmo jeito umas calças. Isso não funciona comigo. Para mim escolher uma roupa é instintivo, eu sei e sinto que me fica bem ou mal, não demoro nem dois minutos a tomar a decisão. Claro que há as coisas caras e inacessíveis que posso desejar e nunca comprar, mas acontece-me mais online, porque 'na vida real' já não visito lojas de coisas inacessíveis - não tenho tempo nem paciência.

9. Encomendas roupa online?
Sim! Mas só coisas que não encontro cá. Não vou à Zara online, por exemplo. Compro roupa vintage no etsy e no ebay. Já comprei (quando eram mais baratas) sapatos da Sweddish Hasbeens e também jna Modcloth, entre outros. Mas devo confessar que a grande maioria dos meus passeios online são compras meramente virtuais, ou seja, nunca saem do ecrã porque as lojas que têm coisas que eu realmente gosto são de tal forma fora da nossa realidade financeira que nem sequer entram para o campo das possibilidades. 
Para compras online gosto da ASOS, da PLUMO, da URBAN OUTFITTERS, ETSY, MODCLOTH, SWEDDISH HASBEENS, ANTHROPOLOGY, e depois há um conjunto de pessoas, não lojas, que fazem coisas muito interessantes, mas que não vou enumerar aqui porque são muitas. Enfim, se não fosse o fosso financeiro entre o nosso país e os países destas lojas, com certeza comprava com mais frequência, mas compro apenas pontualmente.

10. Qual a tua loja preferida?
É uma loja online na qual nunca comprei nada! Mas acho que se a barreira monetária não existisse comprava lá algumas coisinhas! É a plumo (www.plumo.com). Se bem que esta colecção de Inverno não é das minhas preferidas, gosto do estilo que a loja emana não só em termos de moda, mas também de decoração. Também adoro as sandálias e as botas da Sweddish Hasbeens.
Na vida real, vou à HM e à Zara e depois misturo com algumas peças chave, como por exemplo roupa de outras épocas, ou um turbante, ou casacos diferentes que facilmente dão um toque de originalidade a qualquer roupa.


11. Qual a tua peça de roupa preferida? Neste momento e de toda a vida - há algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho?
É o casaco de casamento da minha mãe que ela me deu para vestir ainda na minha adolescência e que na altura, apesar de gostar, achava demasiado 'esquisito'. Depois, na faculdade, comecei a usar e adorava, mas já tinha sinais da idade muito evidentes (traça!). Agora não dá para usar, para além de que o quero guardar como recordação dela e das muitas coisas que fiz com ele. Tenho muita pena, mas ainda não desisti de arranjar uma boa costureira que seja capaz de o replicar!

12. Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Sinceramente, e sem querer ser presunçosa, como ninguém. Há pessoas que acho mais ou menos bonitas com mais ou menos estilo, mas nunca desejei ser como ninguém.

13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Pois...de facto não. Penso que fui mais marcada por imagens de filmes ou conceitos musicais do que por imagens de moda ou pessoas. Filmes como os do Almodóvar, com toda aquela estética colorida e caótica ou o Opening Night com a Gena Rowlands e aquele papel de diva dos anos 70, o filme da Amélie (sei que é um cliché mas foi uma imagem que me marcou). Depois há bandas e músicas como os Clash, o Bob Dylan, a Elis Regina, a Janis Joplin, que não são estilos pessoais que tenha perseguido, mas que funcionam como uma espécie de banda sonora de uma determinada atitude rítmica que sempre gostei. OK, percebo que isto é estranho, mas não sei como explicar. É claro que se agora for procurar imagens de pessoas conhecidas que gosto, posso encontrar várias, mas não são suficientemente marcantes para serem uma referência para mim.

Neste momento sinto que estou numa fase de viragem. Não quero dizer que seja aquela coisa da idade, mas há certas coisas de que já não gosto e que usei há pouco tempo. Há coisas que já não fazem sentido para mim e que gostava de substituir por outras. Por exemplo, raramente uso saltos altos. Nunca usei. Mas hoje gostava de conseguir, sem os associar àquele desconforto eminente que a maioria representa para mim. Há sapatos que acho lindos, mas sou incapaz de usar e tenho pena. E o facto de trabalhar em casa faz com que tenha poucas ocasiões em que me 'arranje' e isso também é mau. Há um sentimento de desleixo permanente, tento combater isso o melhor que posso, mas é muito, muito difícil.

14. Alguma vez saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Assim especificamente não me lembro. Mas sofro do síndrome do casaco comprido. Ou seja, como trabalho em casa, muitas vezes acordo de manhã e enfio uns leggings desportivos e uma camisola e depois ponho um casaco pelo joelho por cima. Vou levar as minhas filhas à escola e vou a todos os sítios que tiver de ir assim, porque estou óptima com os meus casacos compridos. Mas se me acontece alguém me mandar tirar o casaco podem ocorrer verdadeiras situações embaraçosas! 

8 comentários:

  1. parabéns pelo lifting do blog, valeu certamente a pena!!!
    parabéns pela entrevista, está óptima!

    (sou mesmo básica...) :\

    ResponderEliminar
  2. A Sílvia é uma total inspiração para mim. Já tive a oportunidade de escrever um "artigo" sobre ela e adorei-a. A sua simplicidade fascina-me.
    Gostei bastante das tuas perguntas também.
    Um beijinho, Vanessa.

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta entrevista, tal como adoro o seu blog e o trabalho do quarto de mudança :)
    E ainda bem que conheci este blog!

    ResponderEliminar
  4. Ena! Sílvia, um dia passo aí e trago umas coisinhas... nem darás por isso! Ahahah

    ResponderEliminar
  5. A Silvia é uma inspiração e adorei ler esta entrevista.


    PS: a verificação de palavras é uma chatice para quem visita através do telemóvel e quer comentar. Juro que não sou um robot ;)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos pelos comentários simpáticos, mas o mérito todo de tudo isto é mesmo da Sílvia Silva e do Quarto de Mudança :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo novo look do blog, está fantástico!
    E adoro as cores, o estilo e a personalidade da Sílvia, excelente entrevista :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei o new look e adorei conhecer melhor a Sílvia :)

    ResponderEliminar