XS

Ontem fui trocar uma camisola M que me tinham oferecido no aniversário por uma camisola XS. XS! Ah ah ah ah. Quem diria que chegaria aos 35 com uma camisola XS que me servisse. É preciso dizer que se trata de um modelo largo, mas ainda assim, chegar ao XS... ah ah ah. Só não é a felicidade suprema porque a felicidade não se faz destas coisas. Mas dá-me vontade rir, isso dá. Sempre me achei demasiado gorda, sempre me disseram que era gorda e eu, na verdade, só não era magrinha.

Pois esses comentários que me foram fazendo pela vida fora, ainda que possam não ter sido mal intencionados, fizeram de mim uma miúda complexada, uma adolescente com uma relação muito complicada com o corpo, uma jovem envergonhada por não se parecer com as meninas das capas das revistas e as estrelas dos filmes que via. Olhava para o espelho e via muito mais corpo do que aquele que tinha, porque agora olho para as fotografias antigas e não me apercedo de nada de tão especial.

Isto podia ser insignificante, se não tivesse começado com dietas atrás de dietas, já não sei bem a partir de que idade. Dietas que me fizeram emagrecer e engordar e sentir-me ainda pior. Dietas que me deram cabo do estômago para sempre, porque houve uma altura em que só comia fruta e saladas. Depois de ter dado cabo de um joelho com a obsessão por tornear as curvas num ginásio receitaram-me uns comprimidos agressivos para o sistema digestivo que possivelmente não me teriam feito mal  se me alimentasse convenientemente, mas fizeram, porque eu pouco mais comia do que fruta e salada.

Podia também ter sido tudo insignificante se não me tivesse tornado bulímica, numa altura em que não sabia o que isso era e em que não se falava disso em lado nenhum. A minha bulimia não me levava a provocar o vómito, por isso não sei se será bem este o termo. Mas, nas semanas de saladas e fruta e nada de hidratos de carbono, houve alturas em que me escondi no quarto e devorei caixas de cereais com leite e embalagens de pãorico com geleia até me enfartar, até me sentir psicologicamente tão mal que me sentisse castigada pela fome, pela gula, pela imperfeição.

Também não sei bem quando é que isto me passou, acho que talvez tenha sido quando entrei na faculdade, ou comecei a trabalhar, ou quando comecei a canalizar a minha ansiedade para os cigarros. Nada que me impedisse de engordar mesmo sem fazer os disparates de comer até enfartar. Acho que cheguei bem perto dos 80 quilos e depois trabalhei forte e feio para acabar com aquilo. Agora não faço nada. Como de tudo, sem exagerar. Se sinto que estou a engordar tento controlar-me um pouco nas bolachas, comer mais fruta, doses mais pequenas de comida.

Nem é isto que importa no meio desta conversa toda, que eu não quero dar conselhos a ninguém nem tenho o segredo mágico da elegância, até porque - apesar do XS - não sou nenhum modelo de formosura. O que eu acho que importa é que damos - ou demos, durante muito tempo - demasiada importância à imagem, andámos (ou andei) tempo demais a valorizar a magreza, as curvas todas no sítio, a perfeição. Perfeição o tanas, ninguém é perfeito. Somos o que somos e temos de nos sentir bem com isso. Ou então fazer algo para mudar. Ir à procura de nós próprios, não insistir com as peças da moda só porque estão na moda se elas não assentam bem no corpo que temos. Andar infelizes e derrotados é que não.

2 comentários:

  1. Sabes do que falas, vais ao centro das questões, gosto disso.
    Sei bem o que é olhar para as fotos da adolescência e gostar tanto do corpo onde antes só via defeitos...

    E por falar em tendências que não assentam bem no corpo, por favor, quero ir a uma loja e não encontrar apenas skinny jeans. Quero uma low waist boot cut, pode ser? ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Ana Rute. Eu não sei se sei bem o que são umas boot cut (a parte da cintura descida entendi), mas se são o que estou a pensar, acho que tenho duas ou três em casa para vender. Nas lojas, a Levis continua a ser a que tem mais modelos de calças. (umas das que tenho para vender são Levis, precisamente - cintura descida e um bocadinho largas no fundo, também tenho umas da Massimo Dutti, menos largas no fundo). O site da Gap tem algumas. Neste momento não tenho fotos das calças de que te estou a falar, mas são tamanho 40, não sei se te servirão. Já procuraste na Lefties, na Zara ou na Massimo Dutti?

    ResponderEliminar