Farta dos saldos! (mesmo muito)

A Mãe que Capotou está farta. Eu, que inicialmente tive dificuldade em perceber do que se estava a falar, confesso que também estou. Não foi só porque ela falou. É porque eu odeio os saldos. Mesmo. Nunca gostei das confusões, da roupa embrulhada em molhos remexidos, dos tamanhos que já não há, do modelo que já esgotou, do comprar por comprar só porque é barato. E depois concluir que aquela peça tão baratinha, tão jeitosinha que compramos nos saldos por tuta e meia não serve para nada. É sobretudo isso que me irrita, me põe doente, me deixa farta: o comprar por comprar, só porque está mais barato. Só o faz quem quer e eu também o faço, por isso estou tão transtornada.

Hoje saí à rua para trocar uma t-shirt de quatro euros que conclui não me fazer falta nenhuma e acabei por gastar bastante mais num biquini. Claro que o comprei porque achei que me ficava bem, que era um investimento para verões futuros e que era um biquini super interessante porque tinha alsas reguláveis. Alsas reguláveis, vejam bem, foi um achado! Tinha de o comprar, nunca me tinha cruzado com um biquini de alsas reguláveis e sempre precisei de uma coisa assim.

O problema é que, mal deixei a loja, comecei a pensar que quase não vou à praia, que estou na fase de estar farta de sol e areia por todo lado, que vou porque o meu filho adora mas muitas vezes nem me dou ao trabalho de tirar a roupa e até sou bem capaz de levar um casaco vestido (estou no Norte, ontem até estava um dia de praia maravilhoso, mas muitas vezes é uma luta contra o vento, todos sabemos disso). E vim a matutar que uma coisa que me devia ter dado prazer (todas temos de adorar fazer compras, certo?) se transformou numa angustia, porque o biquini é mesmo espetacular, mas se calhar não preciso mesmo dele e se ando a vender roupa porque preciso de dinheiro porque raio fui gastar mais dinheiro com ela.

Não sei se eu e ela estamos exatamente fartas do mesmo. E nem sei se me fica bem dizer isto, eu que ando para aqui sempre a escrever sobre roupa, a ver roupa, a criar looks no Polyvore e a fazer Pins em tudo quanto é lado. Mas os saldos despertam nas pessoas uma fome de consumo que me irrita, sempre me irritou, mesmo quando sou vítima dessa febre, ou sobretudo por isso. Também não sei exatamente de onde me vem esta coisa incontrolável e realmente só me apetece entrar de férias e viver feliz com dois vestidos, umas leggins, umas sapatilhas, uns chinelos, um casaco e umas calças de ganga - só por causa dos dias e noites mais frios,  lá está, estamos no Norte, o tempo nunca é de confiar. Se não fosse por isso e eu emigrasse para uma ilha tropical, o raio do biquini até seria o que me faria mais falta.

1 comentário:

  1. Não dês muita importância, às vezes nem eu sei do que é que estou farta. Gosto é de viver a minha vidinha sem muitas complicações e saber, na maior parte das vezes, o que é que estou a fazer. E porquê.

    ResponderEliminar