Do vício das compras ao vício dos passatempos

Antes, era o vício das compras. Agora, é o vício do jogo. Sem dinheiro. Até há bem pouco tempo, ir às compras era o nosso passatempo preferido. Agora não. O nosso passatempo preferido é participar em passatempos. Isto até podia ser uma coisa "trendy", se não fosse um bocadinho triste. Mas é uma tendência, cada vez maior.

Neste jogo não se pode perder, apenas ganhar. Ou não. Mas concorremos sempre, como se não houvesse amanhã, aos passatempos que bloguers e marcas promovem nas redes sociais. Porque esta é a única forma que muitos de nós temos para ter as aquilo de que gostamos sem ter dinheiro para isso.

Há de tudo: sapatos, vestidos, carteiras, relógios. Até máquinas de pão. E que jeito me teria dado uma que vi num passatempo recente, já demasiado tarde. E com isto ficamos obcecados, claro: sempre a espreitar os blogues e facebooks com passatempos mais regulares, concorrer a todos, não deixar escapar um, inventar frases, puxar pela imaginação, tirar fotografias, pedir ajuda aos amigos, ufa, uma canseira.

Porque não há dinheiro. Todos os dias o Governo anuncia novos cortes. Nós começamos a cortar também. Primeiro levamos a marmita para o trabalho, enfiamos iogurtes e bolachas nas carteiras para não gastar dinheiro em lanches, depois ainda lá metemos garrafas de água para matar a sede sem abrir a carteira. As carteiras ficam cada vez mais pesadas e cada vez com menos dinheiro.

Comparamos preços no supermercado, optamos por marcas brancas mesmo sabendo que as outras são melhores e provavelmente não se gastam tão rápido (o amaciador de cabelo de um euro que arranjei num supermercado vai voar num instante, porque é preciso uma quantidade considerável de produto para sentir que o usei - mas custava um euro, tive de o trazer).

Vivemos numa época em que o vintage está na moda e em que somos todos um bocado nostálgicos, e a contradição disto tudo é que estamos mesmo a andar para trás.

2 comentários:

  1. sim, estamos mesmo a andar para trás. a contenção de uns é a morte de outros e não há negócio que resista a tanta dificuldade. as compras conscientes já não fazem qq sentido, batalha-se por menos um euro, come-se pior, o que não significa menos. eu não tenho uma solução, mas sinto que este caminho não vai dar a lado nenhum!

    ResponderEliminar
  2. também eu, sílvia, também eu. E não o disse no post mas digo-o aqui: qualquer dia os passatempos são para oferecer comida, em vez de roupa ou sapatos, porque vai ser tudo o que as pessoas vão querer.

    ResponderEliminar