Espaço Anthrop: divulgar autores portugueses a partir de Coimbra









Os trabalhos da artista plástica Susana Tavares, as jóias de Liliana Guerreiro e as pregadeiras New são alguns dos projetos a marcar presença no Projeto Antrop, um espaço de divulgação de autores portugueses situado em Coimbra.

Promover o diálogo entre as tecnologias e saberes tradicionais portugueses e as novas formas de produção de objectos é um dos objetivos do projeto criado em 2005 por dois designers (um gráfico e um cerâmico)

Nascido da reflexão acerca do tema design/identidade/globalização, é desenvolvido por artesãos, pequenas oficinas e designers, trabalhando em áreas multidisciplinares como a cerâmica, vidro, têxteis, madeiras, metais, entre outros.

Os projectos assentam na investigação e trabalho de campo, procurando nas funcionalidades, técnicas, motivos e materiais tradicionais, novas formas de utilização, gramáticas e normas adequadas a um uso actual.

Desobrigados da relação escala/rentabilidade económica, os objectos valorizam as ligações emocionais com o seu utilizador, pelos materiais e tecnologias empregues, pelas referências ao lugar e ao local, pela preocupação cultural, social e ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário