A REC-Recycled Clothing é um dos projetos da designer de moda Joana Teodoro. Trata-se de uma linha de vestuário e acessórios reciclados, feita a partir de peças velhas, usadas danificadas ou indesejadas. São peças únicas e não têm estação.
A designer, que colaborou no desenvolvimento da linha comercial Narkë, da Storytailors, acredita que a reciclagem acrescenta valor e significado ao trabalho desenvolvido, oferecendo uma perspectiva mais pessoal, recuperando história, experiências e vivências passadas.
A REC tem uma colecção por ano, primavera-verão-outono-inverno, com dois lançamentos sazonais, respeitantes ao calendário comercial e ao clima previsto. A opção tem em mente a defesa do desenvolvimento de ideias e de ideais duradoiros.
Qualidade, criatividade e funcionalidade são os pilares deste projeto, que surgem de um sentido prático e de uma necessidade maior: o equilíbrio entre design, inovação e meio envolvente. A preocupação com a sustentabilidade ambiental, a qualidade de vida e a sociedade de consumo implica necessariamente uma reflexão sobre o que serão os produtos do novo século.
A designer, licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, acredita que todos os produtos têm valor (material ou afectivo) e valoriza os recursos e a energia dispendida em cada um deles.
A recolha da matéria-prima é feita a partir do atelier, beneficiando da doação de clientes, amigos e simpatizantes. Um dia, a marca espera usufruir de um sistema de recolha institucional e organizado a nível de autarquias com um objectivo comum.
As peças da REC estão à venda na Galeria de Exclusivos, no Bairro Alto, em Lisboa, e na Mau Feitio, em Coimbra.
Sem comentários:
Enviar um comentário