Moldarina: Jóias "únicas" em tecido de uma autodidata que gosta de ser livre







Cada peça é única e irrepetível, pensada e executada ao pormenor com técnicas e saberes ancestrais. A  Moldarina foi criada em 2011 por Sónia Nunes, uma educadora social que mudou de vida para criar jóias em tecido com significado e valor simbólico.

Os tecidos naturais como o algodão, lã, linho e seda constituem o ponto de partida de cada peça, onde também podem marcar presentaça a madeira, o barro, fios de algodão ou papel.

O objetivo é criar objectos especiais, que não passam despercebidos. Os temas mais explorados são o relacionamento humano, os seus encontros e desencontros, as pessoas e os seus sentimentos

O nome do projeto resulta da junção das palavras MOLDAR com BAILARINA, duas das expressões artísticas de que Sónia Nunes, de 32 anos, mais gosta. Ao gosto por moldar devagar uma peça única, fruto de um grande envolvimento pessoal, junta-se a paixão pelo movimento, o sentir, a leveza, a delicadeza e o toque que a artista transporta e procura transmitir.

Sónia licenciou-se em Educação Social e trabalhou na área durante dez anos. Em 2006, uma ida casual com a uma loja de materiais para bijuteria permitiu-lhe experimentar o prazer de criar. Iniciou um um percurso auto-didacta onde aprendeu a bordar, tricotar, fazer crochet e coser à máquina.

A criação da Moldarina é o culminar deste percurso e um ponto de viragem profissional, já que a Educação Social ficou para trás, por tempo indeterminado. "Sempre fui uma sonhadora, sempre gostei de me dedicar a projectos novos e sempre gostei de ser livre, sempre quis superar-me e evoluir", justifica a artista.

As peças da Moldarina estão à venda aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário