Noussnouss: um projeto cheio de artesanato dentro









Noussnouss é uma loja, um projeto pessoal de artigos modernos feitos à mão, uma plataforma de investigação, um ponto de divulgação de artesãos portugueses e uma tentativa de preservação de técnicas artesanais.

O site de Alice Bernardo, criado em 2008, não inclui só peças desenhadas e produzidas pela arquiteta e designer. Ali estão,  também, peças de outros artesãos portugueses que Alice vai encontrando e selecionando através do seu projecto documental: o Saber Fazer, criado em 2011, está vocacionado para o registo de técnicas artesanais e semi-industriais em Portugal, tendo como objectivo a preservação e transmissão do seu conhecimento prático.

O Noussnouss é, assim, uma montra/loja de vários artistas com um ponto em comum: todas as peças são produzidas artesanalmente com grande atenção na escolha dos materiais e dos processos de produção. Mas é ainda mais do que isso: para Alice, é também uma plataforma pessoal de investigação e experimentação em áreas tão distintas como a fotografia e a fiação de lã.

Alice nasceu em 1980 em Gaia e formou-se em Arquitectura pela Universidade do Minho em 2005. Desde 2008 que divulga o trabalho de design e produção artesanal através do site Noussnouss.com, que funciona também como uma plataforma pessoal de investigação e experimentação em áreas tão distintas como a fotografia e a fiação de lã.

Em 2011, a constante pesquisa sobre processos de produção e origem das matérias-primas levou-a a criar o projecto documental Saber Fazer, a partir do qual regista e divulga as técnicas de produção artesanais e semi-industriais em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário