Poesia e sonho no design do Atelier Viana Cabral



Dulcineia, a imaginária amada de Dom Quixote, serviu de inspiração inicial às peças em pasta de papel do Atelier Viana Cabral, criado pelos designers Vivian Viana e Ricardo Cabral, em Ponte de Lima. A Dulcineia é uma menina que sonha, assim o dizem os seus olhos fechados. A primeira nasceu em 2005, por altura das comemorações dos 400 anos da primeira edição da obra Dom Quixote e tornou-se um caso de sucesso.

No projeto, os designers quiseram recuperar algumas referências minhotas e adaptá-las a uma linguagem mais contemporânea.

Em paralelo com as Dulcineias foi também criado o Dom Quixote. E a seguir outras peças de referência da literatura portuguesa, como as figuras de Luís de Camões, Eça de Queiroz ou Fernando Pessoa.

O processo de design do Atelier Viana Cabral sempre foi inclusivo, pelo que a construção da base da Dulcineia artesanal é feita pelos jovens da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais, Parentes e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Ponte de Lima. A intenção é que haja um reconhecimento social destes cidadãos, permitindo-lhes uma evolução da na autonomia pessoal, social e de realização.

A sede do Atelier fica em Ponte de Lima, mas em breve abrirá uma filial em Braga, onde existirá um showroom com as criações dos designers.

Sem comentários:

Enviar um comentário