Jóias com sentimento e humor, de Ana Guimarães

Anel de dois dedos em prata de lei com botões retro



Diamond ring
  
Colar Gum



Anel B-Gode técnica de filigrana

Terminou a licenciatura em designer de joalharia na ESAD em 2008 e desde então criou uma série de colecções de joalharia contemporânea e acessórios de moda. Ana Guimarães criou a Jewels don' t Shine, uma marca que questiona o valor da jóia e da relação que é criada com utilizador, independemente dos materiais (nobres ou não) que a compõem. A joalharia de Ana Guimarães baseia-se nos sentimentos, naquilo que a jóia representa ou pode sugerir.

O humor também está presente no trabalho da artista. “Gosto de brincar com as suas peças que crio, tento tornar um objecto de adorno em algo mais… porque não brincar com os objectos que usamos para alegrar um bocado as coisas?”, questiona a designer.

Ana Guimarães é a autora do Gum - “Joalharia de intervenção: mastiga e não deita fora”. As peças são uma crítica à sociedade de consumo e parecem mesmo feitas de pastilha elástica, mas trata-se de “polimer-clay” ou Fimo, como é mais conhecido.

O B-gode é outro dos projetos em que Ana Guimarães está envolvida, com a designer gráfica Helena Reis. “A minha bisavó tinha bigode, a minha avó tinha bigode, a minha mãe tem bigode, eu não tenho mas uso-o com orgulho” é o mote da iniciativa, que brinca com a conotação negativa dada ao bigode feminino e se apresenta como uma alternativa atrativa. As peças apresentadas são colares, alfinetes de peito e anéis, em acrílico e prata.

Sem comentários:

Enviar um comentário